Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Mineração

Urgente: suspensa liminar que garantia funcionamento da Mina do Sossego em Canaã dos Carajás

Tribunal de Justiça do Pará derrubou liminar e licença de operação da mina está suspensa mais uma vez. Vale já comunicou ao mercado a situação e afirma que tomará todas as providências judiciais cabíveis para reverter a situação

Urgente: suspensa liminar que garantia funcionamento da Mina do Sossego em Canaã dos Carajás
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma notícia que preocupa Canaã dos Carajás e toda a região. O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) derrubou liminar que autorizava o funcionamento da Mina do Sossego, a primeira a funcionar em Canaã dos Carajás. Na prática, a licença de operação do projeto está suspensa e a mineradora não pode atuar no projeto até que a situação esteja resolvida.

A Vale enviou o seguinte comunicado ao mercado no fim da tarde de segunda (15).

Rio de Janeiro, 15 de abril de 2024 – A Vale S.A. (“Vale” ou “Companhia) informa que tomou conhecimento sobre decisão do Tribunal de Justiça do Pará (“TJPA”) que suspendeu a liminar que autorizava o funcionamento da Mina de Sossego. Em fevereiro de 2024, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (“SEMAS”) havia suspendido a licença de operação (“LO”) da mina, alegando descumprimento de condicionantes ambientais.

Após a decisão da SEMAS, a Vale ajuizou Tutela Provisória de Urgência, tendo o juízo de primeira instância de Canaã dos Carajás, em 24 de fevereiro de 2024, restabelecido a vigência e validade da LO. Em 1º de março, o Estado interpôs recurso de agravo de instrumento para o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, obtendo decisão que restabelece a suspensão da LO da mina do Sossego. A empresa ainda não foi notificada formalmente da decisão.

A empresa adotará as medidas judiciais cabíveis visando reverter esta decisão e restabelecer o pleno funcionamento de suas operações, confiando na justiça brasileira e no cumprimento de suas obrigações.

 

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:0

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!