Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Saúde

Saúde alerta para os perigos da automedicação

As pessoas podem ficar confusas com sintomas das doenças como dengue, covid e gripe

Saúde alerta para os perigos da automedicação
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dor no corpo, mal-estar e febre podem ser sintomas comuns tanto em doenças como dengue, gripe e até mesmo COVID-19. Neste cenário, a população deve estar atenta a esses sinais e tomar muito cuidado com a automedicação. Em muitos casos, um remédio não indicado para determinada doença pode agravar o quadro da enfermidade e causar até mesmo a morte.

Os pacientes podem ficar confusos em relação a alguns sintomas que podem ser parecidos. O enfermeiro e coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás (Semsa), Douglas Pacheco, explica como diferenciar. “Dengue, COVID-19 e gripe, todas elas são viroses, então normalmente elas vêm com febre, sendo baixa ou alta. Normalmente, na dengue, a febre é mais alta, com dores no corpo e nas articulações. Os sintomas respiratórios já são mais voltados para a COVID-19 e gripe. Por exemplo, coriza, tosse, dor de garganta e, nos casos mais graves, dificuldade respiratória”, pontua.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, em caso de suspeita de ambas as doenças, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificar a exata enfermidade e fazer o tratamento adequado.

Publicidade

 “Em casos de dengue, o tratamento é realizado com antitérmico e analgésico, além de muita hidratação e repouso. Não é indicado tomar diclofenaco, ibuprofeno, ácido acetilsalicílico (AAS) e outros remédios, porque são medicações que podem, em uma possível dengue hemorrágica, exacerbar os sintomas e piorar o quadro”, destaca Pacheco. Em caso de sintomas, deve-se buscar assistência na unidade de saúde mais próxima. Veja abaixo as características dos sintomas de cada uma dessas doenças:

Principais sintomas da Covid

Tosse

Dor de garganta

Coriza

Perda de olfato

Dor abdominal

Fadiga

Principais sintomas da Dengue

Febre alta;

Dor no corpo e nas articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua;

Vômitos persistentes;

Acúmulo de líquidos;

Sangramento de mucosa;

Irritabilidade.

Principais sintomas da Gripe

Febre;

Coriza;

Dor de garganta;

Tosse;

Dor no corpo;

Dor de cabeça;

Dores articulares;

Rouquidão;

Olhos avermelhados e lacrimejantes.

Ações de combate à dengue: coleta de pneus

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Semsa, está intensificando suas ações para combater o mosquito e realizando um trabalho para orientar a população sobre a importância dos cuidados preventivos diante dos riscos das doenças, principalmente com os casos de dengue, muito comuns nesta época do ano. Uma das ações ocorreu na sexta-feira (23), com a coleta de pneus, no estacionamento externo do Centro Administrativo, Rua América, QD78, Novo Horizonte III, Lago da Prefeitura. O objetivo foi receber os pneus usados como parte do esforço para diminuir os focos de dengue.

Comentários:

Redação

Publicado por:0

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!