Espaço para comunicar erros nesta postagem
As minas de Salobo, em Marabá, e Sossego, em Canaã dos Carajás, foram as grandes responsáveis pelo forte desempenho da Vale na produção de cobre entre abril e junho deste ano. Juntas, as operações ajudaram a empresa a alcançar o melhor resultado para um segundo trimestre desde 2017.
Ao todo, a Vale produziu 98,4 mil toneladas de cobre no segundo trimestre de 2026, um crescimento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Somente no primeiro semestre, a produção chegou a 183,5 mil toneladas, aproximando a mineradora da meta anual de até 380 mil toneladas.
O destaque ficou para o complexo de Salobo, em Marabá, que registrou o melhor segundo trimestre de sua história, com 52,4 mil toneladas de cobre produzidas. Segundo a Vale, o resultado foi possível graças ao bom desempenho da mina e da usina, além da estabilidade das operações.
Já a mina do Sossego, em Canaã dos Carajás, produziu 25,9 mil toneladas de cobre, um avanço de 26,3% em relação ao mesmo período de 2025. A empresa informou que intensificou a produção antes da parada programada do moinho principal, prevista para agosto, quando será realizada uma grande manutenção para aumentar a confiabilidade da operação e preparar a expansão da capacidade da mina.
Além do cobre, a Vale também registrou crescimento na produção de níquel no segundo trimestre. O aumento foi puxado principalmente pela mina de Onça Puma, no sudeste do Pará, reforçando a importância das operações paraenses no desempenho da divisão de metais básicos da companhia.
Publicado por:
Kleysykennyson Carneiro
Editor-chefe do Gazeta Carajás. Com mais de 15 anos de atuação no jornalismo, sua trajetória inclui passagens por televisão, assessoria institucional e direção de grandes eventos.
Saiba MaisNossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se