As artérias são os vasos sanguíneos responsáveis por levar oxigênio e nutrientes do coração para todo o corpo. Quando gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias se acumulam nas paredes dessas estruturas, pode surgir a aterosclerose — condição que aumenta o risco de infarto, AVC e trombose. Entre os fatores que favorecem esse problema estão alguns hábitos alimentares, principalmente o consumo frequente de determinadas bebidas.
Segundo o cirurgião vascular Márcio Steinbruch, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, três tipos de bebidas estão entre as que mais prejudicam a saúde das artérias e, consequentemente, do coração.
Refrigerante
O refrigerante é considerado uma das piores bebidas para a saúde cardiovascular. Ele possui grande quantidade de açúcar e praticamente nenhum valor nutricional. O consumo frequente pode aumentar triglicerídeos, favorecer inflamações no organismo e contribuir para o desenvolvimento da aterosclerose.
Licores
Os licores combinam álcool com alta concentração de açúcar. Essa mistura pode causar inflamação no organismo e elevar a glicose no sangue, fatores que prejudicam as artérias. Entre as bebidas alcoólicas, esse tipo é considerado um dos mais prejudiciais quando consumido com frequência.
Sucos de caixinha
Mesmo quando vendidos como sendo de fruta, muitos sucos industrializados possuem açúcar adicionado ou alta carga glicêmica. O consumo frequente pode aumentar o risco de resistência à insulina e contribuir para problemas metabólicos ligados às doenças cardiovasculares.
Manter hábitos saudáveis, reduzir o consumo dessas bebidas e priorizar opções naturais são medidas importantes para proteger o coração e evitar o avanço de doenças nas artérias.
Fonte/Créditos: Informações do Metrópoles
Comentários: