Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

Qual o maior fenômeno: Josemira Gadelha ou Aurélio Goiano?

Prefeita reeleita em Canaã e prefeito eleito em Parauapebas, Josemira e Aurélio são dois fenômenos sociais e políticos quase que sem precedentes na região. Mas qual deles é o mais impactante? Analisamos

Qual o maior fenômeno: Josemira Gadelha ou Aurélio Goiano?
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Josemira Gadelha, prefeita reeleita de Canaã dos Carajás com 44.363 votos (80,51% dos votos válidos), e Aurélio Goiano, prefeito eleito de Parauapebas com 92.073 votos (58,52% dos votos válidos), são dois dos maiores fenômenos políticos da região de Carajás. Gestores de cidades vizinhas, Josemira e Aurélio são, por razões diferentes, personagens importantes da política paraense e são, de fato, antagônicos entre si.

Entretanto, qual o maior fenômeno? Josemira Gadelha ou Aurélio Goiano? Analisamos alguns fatores e chegamos a uma conclusão: há, sim, entre os dois gigantes um que se sobressai. Mas vamos por partes.

Josemira Gadelha

Eleita prefeita de Canaã dos Carajás em 2020, Josemira foi escolhida a cabeça do maior grupo política da história do município. A gestora começou a corrida eleitoral menos de 1% das intenções eleitorais e acabou eleita com mais de 60% dos votos válidos – um total de 18.535 votos. Apadrinhada à época por Jeová Andrade, prefeito com dois mandatos, Josemira virou um jogo que era extremamente favorável para a oposição.

A partir de 2021, implantou um novo modelo de gestão em Canaã e conseguiu, em partes por gerenciar o melhor orçamento público do Pará, se tornar um fenômeno político, gerencial e midiático no estado. É conhecida em todo o Pará, possui níveis de aprovação próximo aos 90% e confirmou isso nas Eleições 2024.

Se antes estava à sombra da indicação de seu padrinho Jeová, conseguiu sair dessa posição derrotando o próprio antecessor nas urnas. E não por uma vitória qualquer: Josemira impôs uma derrota acachapante, vexatória e definitiva. De uma só vez, se consolidou em Canaã, no Pará, no Brasil e se tornou a pessoa mais votada da história de Canaã em eleições para o executivo.

Suas redes sociais são outro espetáculo: 68,4 mil seguidores e um engajamento extraordinário.

Aurélio Goiano

Aurélio, como já foi citado acima, é o oposto da prefeita de Canaã. Aurélio foi eleito em 2020 vereador de Parauapebas e, desde o primeiro dia, se colocou como um nome de oposição ao sistema – personificado em Darci Lermen do mesmo MDB de Josemira. Aurélio foi para o embate. Sempre com palavras duras, discurso acalorado e uma mensagem clara: eu sou diferente de tudo o que já existiu em Parauapebas.

Funcionou. Aurélio se tornou um fenômeno político e midiático desde 2021; o povo de Parauapebas encontrou nele uma resposta para o desgaste da gestão de Darci, o que catapultou seu nome em toda Parauapebas.

Utilizando um surrado colete com os dizeres “fiscal do povo”, encarnou o personagem que nasceu para ser e jamais fugiu das brigas em Parauapebas. Encarou de frente gigantes da política local e, peitudo, agradou o povo cansado.

Aurélio ganhou ainda mais força ao ter o mandato de vereador cassado. Para muitos, ficou claro que o homem estava sendo calado para não levar ao mundo a mensagem de libertação. Virou mártir sem nem precisar morrer.

Carismático como poucos são no estado, Aurélio obteve mais de 40 mil votos em 2022 quando se candidatou a deputado federal e ficou mais conhecido em todo o Pará. No fim de 2023, como uma fênix, recuperou seu mandato e voltou como favorito em todas as pesquisas eleitorais feitas.

Em março de 2024, um golpe duro: perdeu o direito de disputar a eleição pelo PL de Bolsonaro – um dos seus sonhos. Para muitos, mais uma tentativa frustrada do sistema de impedir sua candidatura a prefeito. Pouco importou: surgiu o Avante e a garantia da candidatura.

Aurélio se elegeu com 92 mil votos, uma votação histórica e espantou qualquer dúvida que poderia haver sobre sua grandeza política. No Instagram, possui mais de 100 mil seguidores – número que aumenta a cada dia. Iniciará sua gestão em janeiro com uma missão: colocar em prática seu discurso.

Mas quem é o maior fenômeno?

Apesar do questionamento levantar dúvidas pertinentes, há uma resposta adequada ao tempo em que estamos: o hoje.

Hoje, há entre os dois um nome que é mais respeitado, mais consolidado e testado pelas nuances do poder.

Evidentemente, estamos falando de Josemira Gadelha.

Para se entender a conclusão, é necessário avaliar todo o contexto envolvido na situação. A prefeita de Canaã é a primeira mulher da história a governar o município, proporcionalmente, mais rico do Pará. A mesma mulher foi reeleita com os votos de 80% da população e tem uma aprovação que impressiona.

Apesar de ter menos seguidores em suas redes, Josemira tem um alcance maior que Aurélio pelo fato de que vai além das bolhas. Aurélio impressiona, é querido, mas ainda possui discurso localizado, segmentado e não foi testado no executivo até o momento.

Josemira foi testada, aprovada e reconduzida ao cargo por meio de votação recorde. A gestora canaense possui relevância em todo o estado por ir além de discursos ideológicos ou sistêmicos, prefere a conciliação, a estratégia ao enfrentamento e isso agrega muito mais do que o perfil “fio desencapado” de Goiano.

Tanto é verdade que Josemira está cotada para ser vice na chapa que disputará o Governo do Estado em 2026 – um feito e tanto para quem há poucos anos tinha menos de 1% das intenções de voto dentro da própria cidade em que mora. Agora, é uma das grandes líderes da região e está em uma crescente.

Josemira tem ainda outro fator a seu favor: é respeitada até mesmo por pessoas que pensam diferente dela. Exemplo: os próprios eleitores de Aurélio Goiano, que rejeitam representantes do MDB, mas que admiram a prefeita canaense.

Para além do hoje

Obviamente, será necessário um tempo histórico para ter a exata noção qual fenômeno será mais longevo e exitoso na política. Josemira é hoje o maior sucesso por todos os fatores citados. Aurélio, porém, tem uma oportunidade de ouro nas mãos em um município com três vezes mais eleitores que Canaã.

O tempo dirá se Josemira continua um fenômeno maior que Aurélio ou se as posições se inverterão. Por enquanto, observação e torcida para que os dois fenômenos confirmem as expectativas do Sul e Sudeste do Pará.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!