Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Mineração

Projeto Bacaba: nova mina terá 8 anos de vida útil em Canaã dos Carajás

Novo projeto começa a operar a partir de 2027 e não terá barragem de rejeitos

Projeto Bacaba: nova mina terá 8 anos de vida útil em Canaã dos Carajás
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Canaã dos Carajás está prestes a ganhar mais um projeto de mineração, que na verdade será uma extensão para o hoje renomado Projeto Sossego, que explora o minério de cobre no município.

O Projeto Bacaba, mais uma lavra de minério que irá abastecer a usina de processamento do Sossego, será montado a 5km da Vila Bom Jesus, comunidade que fica entre os dois projetos.

O novo aporte da Vale, que ainda espera por licenciamentos, começa com vida útil e datas marcada para operar.

O projeto deve ficar ativo por oito anos após iniciar as operações e todo o processo de construção e montagem estiver concluído. A operação deve ocorrer a partir de 2027.

Com vida útil até 2034, o projeto fica localizado nas terras históricas da antiga Fazenda São Luiz, propriedade privada adquirida pela mineradora, que outrora era grande fonte de emprego e renda da comunidade local.

Segundo a equipe de técnicos e relação social que esteve reunida nesta quarta-feira(18) com a comunidade da Vila Bom Jesus, a principal envolvida e impactada pelo projeto, a Lavra Bacaba é projetada para ser mais do que uma fonte de recursos valiosos. No auge da operação, espera-se empregar pelo menos 1 mil trabalhadores locais, fortalecendo os laços entre o projeto e a comunidade local.

A equipe trouxe uma abordagem de evidente priorização do mercado local, destacando o compromisso do Projeto Sossego em minimizar o impacto migratório. A integração cuidadosa com a Vila ressalta o desejo de preservar não apenas a riqueza mineral, mas também o equilíbrio ambiental e social da região.

Questionados pelo Portal Canaã, que esteve presente, o novo projeto não dependerá de uma nova Barragem de rejeitos e nem agravará a estrutura atual. O minério retirado na lavra será transportados para o atual Sossego, através de uma nova estrutura que será construída para este tráfego constante de caminhões.

Além da Lavra Bacaba, a equipe apresentou que o objetivo do Projeto Sossego é ainda explorar pelo menos mais oito locais de Lavra, que devem fortalecer a mineração atual do Sossego às margens do Rio Parauapebas que já está se exaurindo.

(Reportagem: Portal Canaã)

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!