Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Educação

Professora Elenjusse Martins será homenageada em São Paulo

Elenjusse é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10. Conheça um pouco de sua história

Professora Elenjusse Martins será homenageada em São Paulo
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Canaã dos Carajás continua a acumular feitos notáveis em nome do progresso da região. E, desta vez, a novidade é na educação básica. Com o projeto de fomento à leitura, “Ler Conecta”, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedita Torres, Elenjusse Martins da Silva Soares, vai a São Paulo receber o Prêmio Educador Nota 10, um dos maiores prêmios da Educação Nacional.

Nove educadores serão homenageados na premiação, no dia 25 de outubro, que também apresentará o Educador do Ano. A iniciativa é uma correalização do Instituto Somos com a Fundação Victor Civita. 

A iniciativa, que chega à 25ª edição, é a mais tradicional e importante premiação entre os educadores e já recebeu mais de 82 mil inscrições, premiou 261 profissionais e distribuiu R$ 3,2 milhões em sua história.

Elenjusse será homenageada por estar entre os nove vencedores do prêmio Educador Nota 10 da instituição. O projeto concebido pela diretora escolar está entre os três selecionados na categoria tecnologia e inovação. A cerimônia de homenagem aos vencedores acontece no dia 25 de outubro e será transmitida ao vivo, na TV Band. E hoje (20), ela participa de uma live com a equipe da Associação Nova Escola, com demais vencedoras da categoria.

Projeto Ler Conecta surgiu no cenário pandêmico

Com apoio da prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria de Educação, a professora envolveu e mobilizou professores, estudantes e famílias no resgate do vínculo de todos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedita Torres que, no período de isolamento social devido à pandemia, foi transformada em hospital de campanha. 

Segundo a diretora, “a escola era vista como um lugar de dor e morte, as famílias faziam referência ao vírus da Covid-19”. Nesse contexto, foi concebido o projeto, que visou reconectar os alunos à escola, com a realização de rodas de leitura virtuais, biblioteca virtual, clube da leitura, sessão de cinema e um jornal escolar mensal.

E o projeto reuniu escritores renomados, como Sônia Rosa, Ricardo Azevedo e Lalau e Laurabeatriz que, por meio de lives com os alunos, realizaram atividades que fomentaram a leitura e buscaram resgatar o desejo dos alunos pelo dia-a-dia em sala de aula.

Como resultado, a Escola Benedita Torres conseguiu reduzir a evasão escolar e as faltas no período pandêmico, melhorou os índices de leitura e escrita entre os alunos e tornou-se modelo a ser replicado nas escolas de Canaã dos Carajás e no país. “Frequentemente, somos contactados por outras escolas para conhecerem e aplicaram algumas das ações que desenvolvemos aqui”, revelou Elenjusse.

(Vinícius de Paula - Ascom)

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor-chefe do Gazeta Carajás. Com mais de 15 anos de atuação no jornalismo, sua trajetória inclui passagens por televisão, assessoria institucional e direção de grandes eventos.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!