Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Educação

Prêmio LOBA 2025 consagra Roselma Milani com destaque nacional na literatura infantil

Obra inédita de autora paraense conquista o júri e projeta a literatura infantil da Amazônia no cenário nacional

Prêmio LOBA 2025 consagra Roselma Milani com destaque nacional na literatura infantil
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A segunda edição do Prêmio LOBA (Literaturas e Obras de Autoras), um dos mais relevantes reconhecimentos literários dedicados à produção escrita por mulheres no Brasil, anunciou sua grande vencedora na categoria Infantil — Não Publicado. A premiada é Roselma Milani, professora, escritora e liderança comunicativa nascida em Ourilândia do Norte (PA), com a obra inédita A Mala da Professora.

O livro conquistou a banca julgadora pela originalidade, sensibilidade e potência narrativa, destacando-se entre centenas de obras inscritas e reafirmando a força da literatura infantil produzida por mulheres brasileiras, especialmente da região Norte.


Recorde de inscrições consolida o Prêmio LOBA no cenário literário nacional

Nesta edição, o Prêmio LOBA alcançou um recorde histórico de participação, com 1.283 inscrições provenientes de todas as unidades da Federação. O número representa mais que o dobro de candidaturas em relação à primeira edição e consolida o festival como um dos principais espaços de valorização da escrita feminina contemporânea no Brasil.

O crescimento expressivo reflete o protagonismo cada vez maior das mulheres no campo literário e o reconhecimento do LOBA como uma plataforma de visibilidade, diversidade e equidade cultural.


LOBA Festival: espaço de encontro, debate e diversidade

Realizado em São Paulo, o LOBA Festival reúne autoras, editoras, produtoras culturais e agentes literários em uma programação plural, composta por painéis, debates, oficinas e trocas culturais. O evento reafirma a relevância da produção literária feminina e amplia o diálogo entre diferentes territórios, gerações e experiências que compõem as letras brasileiras.


Trajetória da autora premiada

Roselma Milani é uma referência na educação pública e na cena cultural do Pará e do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação na educação, sua trajetória inclui trabalhos em São Félix do Xingu e Canaã dos Carajás (PA), municípios onde contribuiu diretamente para processos de transformação educacional e comunitária, inclusive exercendo o cargo de Secretária de Educação.

Na mesma região, Roselma foi fundadora do FLACC, hoje reconhecido como o maior festival literário municipal da região Norte. O evento tem sido fundamental para o fortalecimento da leitura, do pensamento crítico e das práticas culturais entre crianças, jovens e adultos.

Há 11 anos residente em Canaã dos Carajás, sua produção literária reflete experiências de vida, diversidade cultural e compromisso social — marcas presentes também na obra vencedora A Mala da Professora.


Publicação garantida com a Editora Urutau

Como parte da premiação, a Editora Urutau anunciou a publicação do livro vencedor, garantindo que A Mala da Professora chegue a leitores e leitoras de todo o Brasil. A parceria entre o Prêmio LOBA e a editora representa um passo importante para ampliar a circulação de vozes femininas, especialmente de autoras negras e de regiões historicamente sub-representadas no mercado editorial.


Literatura infantil que nasce da Amazônia para o Brasil

O reconhecimento de Roselma Milani no Prêmio LOBA 2025 não celebra apenas uma obra singular da literatura infantil, mas também reforça a potência das narrativas que emergem da Amazônia paraense, projetando nacionalmente histórias que inspiram, emocionam e ampliam o repertório de leitura para todas as idades.

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!