A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), confirmou que está apurando as denúncias recebidas sobre uma mudança na coloração das águas do Rio Plaquê. De acordo com nota oficial divulgada pela prefeitura, as causas do fenômeno ainda estão sendo investigadas.
A Secretaria informa que o Setor de Fiscalização Ambiental já realiza, ao longo de 2025, uma série de ações de fiscalização na região. Essas operações resultaram na autuação e no embargo de vários pontos de extração irregular de areia no leito do rio. Para identificar as possíveis causas e responsáveis pela alteração recente, equipes técnicas coletaram amostras de água para análise laboratorial nesta semana.
O monitoramento do caso está sendo feito de forma integrada, utilizando imagens de satélite, sobrevoos com drone e vistorias presenciais. Durante as inspeções, foi identificada uma propriedade rural com plantio de cultura anual em uma extensa área. As movimentações de solo nesta propriedade são apontadas como uma possível causa para o carreamento de sedimentos para o rio, o que estaria relacionado à mudança na coloração da água.
A SEMMA afirmou que manterá o monitoramento constante até a conclusão do caso e que adotará todas as medidas legais cabíveis para assegurar a proteção ambiental e a qualidade das águas do Rio Plaquê.
Fonte/Créditos: Foto ilustrativa
Comentários: