Prefeitos e prefeitas eleitos (2025 – 2028) dos 144 municípios paraenses se reúnem, nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, para o Simpósio para o Fortalecimento da Gestão Municipal do Pará. Pela manhã, os prefeitos participam do Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos. À tarde, os prefeitos participam do Simpósio Para o Fortalecimento da Gestão Municipal no Pará, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) em parceria com o Governo do Pará. O governador Helder Barbalho e a vice Hana Ghassan recepcionaram os prefeitos nesta manhã.
A proposta do Encontro é qualificar as prefeitas e os prefeitos eleitos para mandatos dos próximos quatro anos com palestras sobre os desafios a serem enfrentados, promovendo troca de experiências e esclarecimentos para uma gestão qualificada.
Esse é o primeiro encontro realizado pelo governo estadual com os gestores municipais eleitos e reeleitos dos municípios paraenses e que ainda no primeiro ano de gestão irão vivenciar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).
O evento também é uma demonstração do desejo de trabalhar de forma integrada e colaborativa, para garantir o acesso da população a programas e ações, além de fortalecer a gestão pública.
Governo Federal
O Governo Federal, com a coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Caixa Econômica Federal, promove encontros regionais nos 26 estados da Federação. Os encontros têm como objetivo apresentar aos prefeitos e prefeitas dos mais de cinco mil municípios, eleitos para mandatos até 2028, a estrutura do governo federal, o Manual de Transição do governo federal e o Painel Municipalista.
Durante os encontros, caberá ao MGI a apresentação do recém-lançado Painel Municipalista, que reúne, de forma simplificada, informações estratégicas de cada município brasileiro sobre o transferegov.br e outros serviços também oferecidos pela Pasta, como aqueles relacionados ao patrimônio da União, as contratações públicas e à rede gov.br.
Segundo Regina Lemos, Diretora de Transferências e Parcerias da União, esse acolhimento aos novos eleitos é importante, não apenas para recebê-los, mas contextualizá-los em programas que já estão em andamento, além de disponibilizar o apoio e parceria do governo federal aos municípios.
Comentários: