Durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (27), as autoridades do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marinha e o Corpo de Bombeiros informaram que as buscas pelos desaparecidos foram suspensas de forma temporária devido ao perigo de desabamento da estrutura que sobrou após o desastre ocorrido no dia 22. Dessa forma, as equipes estão prosseguindo de barco, longe da área de risco.
Confira o comunicado oficial do Dnit.
"O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que, em conjunto com autoridades da Marinha, suspendeu as buscas por desaparecidos após o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek, na divisa do Tocantins com o Maranhão, em função de possíveis deslocamentos na estrutura.
A autarquia aguarda a chegada de equipamentos de precisão que irão apontar estabilidade na estrutura existente. A expectativa do Departamento é que esses equipamentos de aferição dos dados já estejam instalados ainda na tarde desta sexta-feira (27). Esse trabalho será feito de forma contínua. A previsão é retomar os trabalhos de busca neste sábado (28).
Ressaltamos que a comissão de investigação de sindicância do DNIT está no local apurando os fatos e colaborando com as investigações da Polícia Federal dando acesso a todas as informações oficiais da autarquia.
Vale destacar que o DNIT está totalmente empenhado em minimizar os efeitos para a população com a mobilização de equipamentos para garantir a segurança das equipes de resgate, a contratação de balsas para dar acesso a população dos dois estados e as rotas alternativas para o transporte de cargas. A autarquia informa ainda que está em tratativas para assinatura do novo contrato de reconstrução da ponte ainda neste ano."
Relembre o caso
A ponte Juscelino Kubitschek, localizada sobre o Rio Tocantins, e que interliga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, desabou na tarde do último domingo (22). O desastre vitimou 9 pessoas, e 8 continuam desaparecidas.
Alvo de incontáveis reclamações sobre o estado de má conservação de sua estrutura, a ponte foi construída em 1961, e era conhecida pela população como extremamente insegura para o tráfego de veículos.
Comentários: