Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Novo Repartimento

Novo Repartimento: inauguradas agroindústrias de farinha e polpa

Em parceria com a Prefeitura de Novo Repartimento, IPAM e FBDS inauguram agroindústrias que visma fortalecer cadeias produtivas no município

Novo Repartimento: inauguradas agroindústrias de farinha e polpa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A produção rural em Novo Repartimento está mais cada vez mais forte. Na última segunda-feira (16), a prefeitura, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), inaugurou duas agroindústrias no município – uma para beneficiamento de polpas de frutas e outra para o beneficiamento de farinha.

A inauguração das duas novas indústrias fazem parte da segunda etapa do projeto Apoio a Produção Sustentável em 12 municípios do Pará, financiado pela Belo Monte Transmissora de Energia e pelo BNDES. A ideia é fortalecer as cadeias produtivas da fruticultura e mandiocultura no estado.

Com os equipamentos e estrutura das agroindústrias, pequenos produtores em grupos familiares e/ou coletivos têm a oportunidade de aumentar a produtividade, verticalizar a produção de forma sustentável, estabelecer parcerias para escoação da produção e comercializar os produtos em escala estadual a partir do Selo de Inspeção Vegetal Artesanal.

O prefeito Valdir Lemes esteve na inauguração e destacou a importância do projeto. “As agroindústrias têm que ser tratadas com carinho. Elas têm o DNA do interior, e compartilham com a sociedade o mesmo produto de qualidade que colocam na mesa das suas família.”

A agroindústria de polpas de frutas fica localizada no quilômetro 30 da BR-230, na Gleba Desvio Parakanã. Por sua vez, a agroindústria de farinha fica no quilômetro 40 da Transamazônica, entre as vicinais 4 e 3 da Gleba Desvio Parakanã.

As comunidades beneficiadas até o momento fazem parte dos municípios de Novo Repartimento, Pacajá, Itupiranga, Curionópolis, Sapucaia, Xinguara, Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia.


Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!