O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), tem como prioridade o atendimento à saúde da mulher e para garantir esse compromisso vai estender, até dezembro, a campanha “Vem te Cuidar! - Prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero", alusiva ao Outubro Rosa 2024.
Durante os meses de novembro e dezembro de 2024 serão realizadas ações aos finais de semana nas UsiPaz e territórios do TerPaz com encaminhamentos para mamografia de rastreamento na população alvo de 50 a 69 anos e para consultas com mastologistas para usuárias com sinais e sintomas ou exames alterados.
A campanha também ocorre nos serviços parceiros em Belém: Unidade de Referência Especializada Materno Infantil e Adolescente (Uremia), Policlínica Metropolitana, Hospital Abelardo Santos e Santa Casa e nos hospitais regionais e policlínicas no Estado do Pará.
Patrícia Martins, coordenadora estadual de Oncologia da Sespa, explica os objetivos da campanha. “Esperamos mobilizar a população em relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o autocuidado e a busca para a realização de exames como a mamografia. A campanha será estendida por todos os meses restantes do ano, reafirmando que sempre é momento de se cuidar”, afirmou.
O tratamento em alta complexidade de câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará é oferecido no Hospital Ophir Loyola e no Hospital Barros Barreto, em Belém. Ainda na região metropolitana, o tratamento também é realizado no Hospital Regional de Castanhal. Na região oeste do Estado, é oferecido no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. Já na região sudeste, o tratamento é disponibilizado pelo Hospital Regional de Tucuruí.
Outros investimentos
Com 99% das obras concluídas, o Hospital da Mulher conta com 11 pavimentos e vai dispor de 120 leitos, dos quais 100 são destinados à internação e 20 à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), resultado de um investimento superior a R$ 155 milhões.
O hospital foi projetado para atender às necessidades específicas da população feminina, com ênfase em cuidados especializados de média e alta complexidade. Entre os serviços oferecidos no local, destacam-se os ambulatórios de hipertrofia mamária/gigantomastia, endometriose e fibromialgia, além de um amplo suporte terapêutico multiprofissional.
Além disso, a estrutura inclui clínicas de ginecologia, mastologia, cirurgia geral, cirurgia plástica reparadora, proctologia, vascular, urológica e neurológica, além de oferecer amplo leque de exames e diagnósticos disponíveis, como mamografias, ressonâncias magnéticas, tomografias e densitometria óssea, a unidade está equipada para fornecer um diagnóstico preciso e rápido, essencial ao tratamento eficaz das pacientes, com equipamentos de ponta.
Ainda focando na saúde da mulher, o Governo do Pará entregou em 2024, em Marabá, a ala oncológica do Hospital Regional do Sudeste do Pará "Dr. Geraldo Veloso" (HRSP).
O novo espaço tem uma área de 418 metros quadrados (m²), que abriga consultório, sala de tratamento com 10 cadeiras para quimioterapia, 20 leitos para internação e um leito de isolamento. A unidade oferece mensalmente 380 consultas oncológicas, abrangendo especialidades, como ginecologia e mastologia, 500 sessões de quimioterapia e 110 cirurgias oncológicas.
Ivete Gadelha Vaz, secretária de Saúde Pública do Pará, reforçou a importância dos investimentos na saúde da mulher. “A saúde da mulher é prioridade para o Governo do Pará. Esse ano temos entregas importantes que fortalecem nosso sistema de saúde e reforçam nosso compromisso com a qualidade do atendimento para toda a população paraense”.
Fonte/Créditos: Com Agência Pará
Comentários: