Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Saúde

Hospital de Canaã dos Carajás inaugura Unidade Integrada do Cartório

Crianças que nascerem no município serão registadas imediatamente, dentro do Hospital Municipal Daniel Gonçalves

Hospital de Canaã dos Carajás inaugura Unidade Integrada do Cartório
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Agora as crianças nascidas no Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG) têm a garantia do direito à cidadania com o registro civil, que é realizado na Unidade Interligada ao Cartório inaugurada nesta terça-feira (27).

O primeiro atendimento do dia foi de emissão da certidão de nascimento da pequena Yhandra Emanuelly, que é a terceira filha canaense da Iasmim Caroline de Souza. “Já vai facilitar muito a nossa vida porque não vai mais precisar da correria de deixar as outras crianças com alguém pra gente poder ir até o cartório, que é um pouco distante pra gente. A gente já vai sair daqui direto pra casa”, comemora a mãe.

A mãe Iasmim Caroline de Souza e a bebê Yhandra Emanuelly receberam o primeiro atendimento do dia no Cartório Integrado ao Hospital Municipal.

Publicidade

De acordo com a diretora geral do HMDG, Gisele Moreira, são registrados em média 100 nascimentos por mês na unidade de saúde e, com a incorporação do registro civil, o município garante o acesso aos serviços, principalmente, de saúde às famílias. “Muitas moram nas vilas, em outras partes da cidade, então esse acesso aqui dentro do hospital é a garantia de direitos para essas crianças”, afirma.

A Unidade Interligada ao Cartório está funcionando desde março deste ano e já registrou mais de 250 bebês nascidos no hospital municipal. A entrega oficial foi feita pela prefeita Josemira Gadelha, que parabenizou a dedicação dos servidores no cuidado com a população. “Isso é uma união de esforços, um desejo de fazer além do cuidado com a saúde, que acolhe e humaniza, e que se estende à vida dessas crianças que já saem daqui com o número de CPF, com o registro, aptas a uma vida cidadã. Parabéns por essa competência”.

A prefeita Josemira Gadelha realizou a entrega oficial juntamente com o secretário de Saúde, Marcos Silveira, o titular do Cartório, Kelcio Bandeira e a diretora geral do hospital, Gisele Moreira.

O serviço é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em vigência no Brasil desde 2010, mas a adesão por parte dos municípios é facultativa, conforme explica o tabelião e titular do Cartório de Registro Civil de Canaã dos Carajás, Kelcio Bandeira. “O Município não mediu esforços e é válido falar que é um convênio totalmente gratuito, o cartório não recebe qualquer tipo de remuneração para implementação desse serviço”, afirma, detalhando que a prefeitura garantiu a estrutura da sala de atendimento, como mobília e computador.

Selo Amigo da Criança

O HMDG está em processo de avaliação pelo Ministério da Saúde para a qualificação de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que é um selo de qualidade conferido aos hospitais que cumprem com os 10 passos, instituídos Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), de boas práticas de atendimento à mulher, ao recém nascido e à promoção da amamentação.

Segundo a diretora geral do hospital municipal, Gisele Moreira, a implantação da Unidade Integrada do Cartório no HMDG contribui para a qualificação com o Selo Amigo da Criança. “Essa é uma estratégia para a conquista do Selo Hospital Amigo da Criança, que nós estamos há um ano nos preparando com a capacitação das equipes e a SESPA já fez a aprovação de todos os 10 passos e agora nós passaremos por uma avaliação do próprio Ministério da Saúde”.

Serviço

A Unidade Interligada ao Cartório beneficia a população emitindo registros de nascidos vivos, natimortos e óbitos, sem precisar sair das dependências do hospital. O órgão funciona no HMDG de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

Texto: Fabiane Barbosa

Fotos: Diego Barbosa

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!