Espaço para comunicar erros nesta postagem
Durante agenda no oeste do Pará, o ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, anunciou a criação de uma coordenação regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas em Santarém. A medida atende a uma reivindicação histórica de povos indígenas do Baixo Tapajós e foi confirmada após uma série de encontros com lideranças e organizações locais.
A visita institucional contou também com a presença da presidente da Funai, Lúcia Alberta, além de representantes da Federação dos Povos Indígenas do Pará e autoridades regionais. Durante a passagem pela região, a comitiva realizou visitas a territórios indígenas e promoveu escutas diretas com comunidades.
Segundo o ministro, a agenda teve como principal objetivo compreender as demandas prioritárias dos povos indígenas. Entre os locais visitados estão aldeias no rio Arapiuns e a Terra Indígena Bragança-Marituba, no rio Tapajós, onde houve diálogo com representantes de 14 povos.
Entre as principais reivindicações apresentadas pelas lideranças estão a demarcação e a proteção dos territórios, consideradas urgentes. O ministro afirmou que o governo federal deve analisar processos administrativos em andamento e buscar soluções para entraves jurídicos que dificultam o avanço dessas medidas.
A criação da nova coordenação regional da Funai é apontada como um dos principais encaminhamentos da agenda. A proposta busca ampliar a presença do governo federal e melhorar o atendimento às comunidades indígenas, já que a estrutura atual é considerada insuficiente diante da extensão territorial e da diversidade de povos.
De acordo com a presidência da Funai, a sede terá papel estratégico no fortalecimento das políticas indigenistas, permitindo maior alcance das ações não apenas no Baixo Tapajós e Arapiuns, mas também em municípios como Oriximiná e Aveiro, além de outras áreas do Baixo Amazonas.
A audiência com os povos indígenas foi marcada por escuta ativa e diálogo direto, consolidando um espaço para apresentação de demandas históricas, como regularização fundiária e acesso a políticas públicas.
Publicado por:
Giovanna Noláscio
Repórter e redatora da Gazeta Carajás, destaca-se pela entrega e conexão com temas urgentes da região. Com experiência em coberturas intensas, como o resgate de garimpeiros em Canaã e a política no Sul e Sudeste do Pará, une sensibilidade e firmeza...
Nossas notícias
no celular