Marabá amanheceu congestionada nesta terça-feira (29), quando os moradores de São Miguel da Conquista bloquearam parte da passagem da ponte do Rio Itacaiunas, na BR-230.
A comunidade reivindica a regularização fundiária e paralisa a passagem como forma de chamar a atenção do setor público para a resolução do conflito. Segundo informações, as famílias receberam notificação judicial para desocupação do local e temem pelo despejo de suas residências. Os moradores enfatizam que o bairro existe há quase duas décadas e foi construído com investimento dos próprios moradores.
Déjà vu
Há um mês, uma manifestação similar aconteceu em Marabá, quando os moradores do bairro São Félix realizaram um bloqueio no tráfego na BR-222, no acesso à ponte rodoferroviária. Na data, o poder público decidiu a favor dos moradores, com o governador Helder Barbalho assinando o decreto de desapropriação da área do impasse, dando à comunidade local a chance de ter o título definitivo.
Com a palavra, Toni Cunha
Na noite de segunda-feira (28), o prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha, se pronunciou em suas redes sociais sobre o protesto dos moradores de São Miguel da Conquista.
"Quero comentar aos moradores do bairro São Miguel da Conquista, que estão apreensivos sobre decisões judiciais que envolvem a moradia, porque todos sabemos que há uma disputa judicial envolvendo aquela localidade.
O que nós podemos dizer, assim como fizemos no processo eleitoral, com transparência, sem criações fantasiosas, é dizer que o único caminho é uma composição entre a família proprietária da área e as pessoas que moram naquela comunidade, e assim que tomar posse, no dia primeiro de janeiro, eu determinarei, ao SDU ou órgão equivalente, para estruturar um pouco essa questão, que envide todos os esforços para promover o diálogo entre a família e os moradores, no sentido de buscar uma saída que preserve a moradia e também o direito das pessoas que são proprietárias da área.
No momento, soube que a Defensoria Pública está nessa questão, e sem dúvida esse é o primeiro passo para que possa defender os interesses daquela comunidade e também nos ajudar a promover uma conciliação", disse o prefeito eleito em suas redes sociais.
Caos no trânsito
Com a manifestação, a passagem pela ponte do Rio Itacaiunas acabou congestionada durante esta manhã de terça-feira, dificultando o trânsito de veículos particulares, motocicletas e caminhões de carga.
Fonte/Créditos: Com informações de Correio de Carajás
Créditos (Imagem de capa): Correio de Carajás
Comentários: