Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Copa do Mundo 2026

‘É proibido não acreditar’: vice-presidente da CBF crava que Brasil surpreenderá na Copa do Mundo

Em entrevista exclusiva ao Biodiversa Podcast, Ricardo Gluck Paul defende preparação da Seleção, exalta o futebol paraense e analisa conjuntura do cenário esportivo nacional

‘É proibido não acreditar’: vice-presidente da CBF crava que Brasil surpreenderá na Copa do Mundo
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em meio ao clima vibrante da Copa do Mundo de 2026, o futebol brasileiro ganhou um voto de forte confiança vindo de um de seus principais dirigentes. Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), abriu os bastidores da Seleção e analisou o cenário atual do esporte em uma entrevista exclusiva ao Biodiversa Podcast, conduzido pelas apresentadoras Nélia Ruffeil e Poliana Bentes.

📱 Clique aqui para seguir o canal da Gazeta no WhatsApp e ficar por dentro de tudo que acontece no Pará, Tocantins e Maranhão.

Com um discurso firme e otimista, o dirigente rebateu o ceticismo de parte da crítica e mandou um recado claro sobre o potencial do Brasil no torneio: “É proibido não acreditar”.

Ricardo Gluck Paul no Biodiversa Podcast.

Para Gluck Paul, o favoritismo apontado para as potências europeias tem deixado o Brasil em uma posição de aparente desvantagem que não condiz com a realidade dos bastidores.

“As pessoas estão olhando muito para a França e Portugal, mas acho que o Brasil está sendo subestimado. Eu acredito que vamos surpreender”, afirmou o vice-presidente da CBF.

Um dos principais trunfos da Amarelinha para este ciclo, segundo o dirigente, está na logística e na preparação do elenco. Ele destacou que a atual gestão conseguiu implementar um modelo de integração que corrige falhas históricas de cronograma.

“É a primeira vez que a seleção chega completa à sede da Copa. Isso fortalece o sentimento de grupo e mostra um trabalho que precisa ser acreditado.”

Questionado pelas apresentadoras sobre a perda do "futebol moleque" e a europeização do jogo, o presidente da FPF ponderou que a evolução tática não anula a essência do atleta brasileiro, mas serve como um escudo necessário.

“O futebol mudou muito. A arte continua existindo, mas ela precisa estar acompanhada de organização e segurança dentro de campo.”

Além dos holofotes da Seleção Brasileira, o episódio do Biodiversa Podcast abordou temas profundos de gestão e governança que impactam diretamente o dia a dia do esporte. Ricardo Gluck Paul traçou um panorama sobre os projetos que vêm transformando o cenário esportivo no Norte do país, destacando o fortalecimento das competições estaduais, a valorização contínua da arbitragem paraense, bem como a expansão e o investimento no futebol feminino.

Sobre o mercado de apostas esportivas, as famosas "bets", o dirigente o apontou como um dos grandes desafios regulatórios e de integridade enfrentados pelas federações na atualidade.

A entrevista completa, repleta de bastidores inéditos, reflexões sobre liderança e histórias marcantes do futebol paraense e nacional, já está disponível no canal oficial do Biodiversa Podcast no YouTube e também pode ser ouvida no Spotify.

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Eric é repórter, redator e estudante de Jornalismo, com atuação voltada à cobertura local na região de Carajás.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!