O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), marcou presença no primeiro dia da 30ª Conferência da ONU Sobre as Mudanças Climáticas (COP30), nesta segunda-feira (10), e criticou o “negacionismo” climático, durante entrevista com a imprensa.
Na entrevista, Helder endureceu o tom ao ser questionado sobre a falta de presença dos Estados Unidos na conferência.
“Os EUA são o principal país emissor de CO2 do mundo. Negacionismo ambiental não colabora”, disparou.
A COP30 é 30ª conferência do clima da ONU, um evento que reúne governos do mundo inteiro, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas com o objetivo de debater e buscar soluções para a crise climática causada pelo homem.
A conferência vem sendo realizada anualmente desde 1995 (exceto em 2020, por causa da pandemia) e o termo COP é uma sigla em inglês que quer dizer "Conferência das Partes", uma referência às 197 nações que concordaram com um pacto ambiental da ONU no início da década de 1990.
O tratado, chamado de Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), tem como principal objetivo estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e, assim, combater a ameaça humana ao sistema climático da Terra, cada vez mais evidente nos últimos meses.
Comentários: