Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Educação

Conselho Regional de Serviço Social do Pará realiza o 1º curso de capacitação e educação permanente em Canaã

Técnicos de diversas secretarias, associações e autarquias municipais participaram. Dentre as demandas, foram abordados temas como o atendimento técnico à população em situação de rua, população LGBTQIAP+ e a população negra

Conselho Regional de Serviço Social do Pará realiza o 1º curso de capacitação e educação permanente em Canaã
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Através de uma articulação entre Conselho Federal de Serviço Social (CFRESS) e Conselho Regional de Serviço Social do Pará (CRESS), foi realizado nesta quinta-feira (31) o minicurso de Educação Permanente - A Ética Profissional Materializada no Cotidiano de Trabalho do(a) Assistente Social. Foi a primeira vez que um curso na área da Assistência Social foi realizado em Canaã dos Carajás pelo CRESS.

O Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social (NUCRESS CARAJÁS II) – base do CRESS no município que abrange Canaã, Parauapebas, Curionópolis e Eldorado dos Carajás, trouxe inicialmente abordagens e compartilhamentos acerca da ética e o fazer profissional. O encontro contou com a participação de profissionais, bacharéis e acadêmicos de Serviço Social no município. Técnicos de diversas secretarias, associações e autarquias municipais participaram também do momento em busca de aperfeiçoamento. Dentre as demandas, foram abordados temas como o atendimento técnico à população em situação de rua, população LGBTQIAP+, a população negra e o fazer profissional em consonância com a ética profissional do Assistente Social. O momento foi marcado por aprendizado, troca de experiências e reflexões acerca dos limites e possibilidades no cotidiano profissional da categoria em suas áreas de atuação.

O minicurso A Ética Profissional Materializada no Cotidiano de Trabalho do(a) Assistente Social foi ministrado pela professora mestra Débora Ribeiro e integra o planejamento das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFI), da Formação e da Comissão de Descentralização do CRESS.

Erinelis Barbosa, assistente social que atuou na organização do curso destaca que “a realização desse curso é fruto da  nossa organização profissional enquanto Núcleo junto ao Conselho regional. Anteriormente a oferta de cursos  se dava no eixo Parauapebas e Marabá, agora podemos nos capacitar aqui mesmo no município. A educação permanente deve fazer de nossas agendas e  compromisso também dos nossos gestores, pois um profissional capacitado atende melhor, tem boas práticas será o reflexo de uma administração que respeita e cuida de seus munícipes. Por isso gostaria de agradecer os gestores que contribuíram pra esse momento com a presença dos assistentes sociais de sua instituição. O serviço social tem o compromisso ético e profissional com o usuário e isso se materializa quando o sujeito é respeito segundo os princípios da nossa profissão."

"O conteúdo apresentado na formação foi muito proveitoso. Reforçou ainda mais o nosso compromisso com a sociedade em geral, diante das expressões da questão social. Foi um momento de muito aprendizado" conta Jonária Sousa, bacharel em Serviço Social e participante do curso.

Organizadores

CRESS PARÁ 1° região - Conselheiro Marcus Wilke Lima - Canaã dos Carajás

NUCRESS Carajás II

Edna Dias - Canaã dos Carajás

Erinelis Barbosa - Canaã dos Carajás

Maria das Graças - Eldorado dos Carajás

Marrissandra - Parauapebas

Nubya Roma - Canaã dos Carajás

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor-chefe do Gazeta Carajás. Com mais de 15 anos de atuação no jornalismo, sua trajetória inclui passagens por televisão, assessoria institucional e direção de grandes eventos.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!