Canaã dos Carajás segue avançando na saúde pública. O Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG) passou a contar em 2023 com uma nova especialidade para assistência às vítimas de traumas na face e boca. A cirurgia de traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade que trata as doenças da cavidade bucal, do crânio, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos). O procedimento, considerado de médio/alta complexidade, se tornou uma realidade em Canaã dos Carajás.
Este ano, já foram realizadas cinco cirurgias na área. O cirurgião especializado em traumatologia, Daniel Kolling, explica como um dos procedimentos para retirada de tumor foi realizado: “A paciente tinha uma lesão tumoral no céu da boca, foi diagnosticada com um tumor benigno, conhecido como hemangioma. Fizemos o preparo cirúrgico dessa paciente, trouxemos para o centro cirúrgico e foi feita uma cirurgia de biópsia excisional, na qual esse tumor foi removido e coletado o material para o exame patológico para fechar o diagnóstico. Após a cirurgia, a paciente segue em recuperação e a expectativa é de que tudo volte a sua funcionalidade normal, sem incômodo para falar ou deglutir.”, explicou.
O trauma em face é uma das principais causas de atendimentos nos serviços de urgência do Brasil, podendo ter diversas causas, como acidentes no trânsito, violência doméstica, e até quedas da própria altura. Sendo assim, para que não ocorra nenhuma sequela grave, que limite a abertura da boca, dormência ou má-oclusão dentária, o diagnóstico é fundamental.
“Fazemos o diagnóstico preciso, em casos mais graves, preparamos eles para serem referenciados, e nos casos de traumas moderados que não necessitam de transferência, nós realizamos o tratamento aqui, oferecendo muito conforto para esses pacientes, segurança e rapidez na resolução dos casos.”, destacou Daniel Kolling.
A diretora do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, Gizele Moreira, ressalta que a gestão municipal segue na busca da prestação de uma assistência resolutiva e integral. “Estamos realizando um processo de credenciamento para a expansão dessas cirurgias que necessitam de materiais especializados, diminuindo assim, a necessidade de transferências e garantindo o cuidando dos canaenses em nossa cidade.”, enfatizou.
(Reportagem: Ana Carolina de Paula)
Comentários: