Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Mineração

Centaurus Metals inicia perfuração no projeto Boi Novo, em Carajás

O Projeto Boi Novo faz parte da Estratégia da Centaurus, que visa construir um pipeline de crescimento de longo prazo no Brasil

Centaurus Metals inicia perfuração no projeto Boi Novo, em Carajás
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Centaurus Metals informa que o programa de perfuração iniciado no Projeto Cobre-Ouro Boi Novo da companhia na Mineração Carajás irá inicialmente testar alvos IP de prioridade 1 e 2 onde eles forem coincidentes com cobre e ouro anômalos na geoquímica do solo e/ou mineralização de cobre mapeada na superfície. O Projeto Boi Novo faz parte da Estratégia de Crescimento Horizonte II da Centaurus, que visa construir um pipeline de crescimento de longo prazo no Brasil focado em minerais estratégicos.

O Diretor-Geral da Centaurus, Darren Gordon, disse que o Projeto Boi Novo representou uma nova descoberta e oportunidade que fosse consistente com a estratégia da empresa de direcionar oportunidades de crescimento de curto prazo que complementasse o Projeto Jaguar Nickel Sulphide. “Nossa exploração de greenfields no Projeto Cobre-Ouro Boi Novo identificou vários alvos de perfuração que nossos geólogos estão ansiosos para testar, por isso é ótimo voltar a perfurar novamente depois de desmobilizar as plataformas da Jaguar no final de 2023”. Para Gordon, Carajás é verdadeiramente uma província de cobre de classe mundial que contém uma das maiores concentrações conhecidas do mundo de depósitos IOCG de grande tonelagem, incluindo dez depósitos IOCG com recursos de +100 milhões de toneladas de cobre-ouro, que coletivamente contêm recursos superiores a 4 bilhões de toneladas de minério de cobre-ouro. “Em Boi Novo, temos uma grande chance de fazer uma descoberta a partir dos vários alvos de prioridade 1 que combinam solos de cobre, alvos de condutividade magnética e IP que planejamos testar com um programa inicial de perfuração a diamante de 3.000 m. É importante ressaltar que enquanto a equipe de exploração inicia este novo programa de perfuração em Boi Novo, a equipe de engenharia está concluindo os trabalhos de Estudo de Viabilidade da Jaguar com entrega prevista para final de junho”.

O Projeto Cobre-Ouro Boi Novo está localizado no leste de Carajás, a 30 km de Parauapebas, que é o centro regional da Província Mineral de Carajás. A instalação de carregamento de concentrado de cobre e ouro da Vale para as grandes minas de Salobo e Sossego estão localizadas ao norte de Parauapebas, apenas 35 km a noroeste do projeto. Boi Novo também fica a menos de 20 km da planta de flotação de cobre Antas Norte, da BHP. A posse do Projeto Boi Novo cobre uma porção da margem leste do Complexo Granítico Estrela, que invadiu o Grupo Neoarqueano Grão Pará, parte do altamente prospectivo Supergrupo Itacaiúnas, que abriga todos os depósitos conhecidos de Óxido de Ferro Cobre-Ouro (IOCG) na Província Mineral de Carajás. A posse abrange 15km de ataque de terreno prospectivo onde uma sequência de formações ferríferas (itabirito) e metavulcânicas do Grupo Grão Pará estão em contato com o Granito Estrela.

A Centaurus empreendeu uma extensa campanha de amostragem de solo com linhas de amostragem espaçadas em 400m com amostras selecionadas e linhas de preenchimento com espaçamento de 200m. O projeto hospeda quatro prospectos distintos com +500pm de anomalias de cobre no solo ao longo de 12km de ataque coincidente com anomalias magnéticas de drones, sendo o Búfalo, Nelore, Zebu e Guzera. Dentro das anomalias mais amplas, existem zonas discretas de anomalias de cobre no solo de +1.000 ppm que se estendem por um comprimento de ataque de até 1,5 km. Os resultados da geoquímica do solo incluem valores de solo de até 5.210 ppm Cu e 0,334 ppm Au.



 

Fonte/Créditos: Brasil Mineral

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!