Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Mineração

Centaurus Metals amplia presença em Carajás com aquisição do projeto Rio Novo

Aquisição do projeto Rio Novo amplia área da Centaurus Metals para 75 km², próxima a Parauapebas, Curionópolis e Eldorado do Carajás

Centaurus Metals amplia presença em Carajás com aquisição do projeto Rio Novo
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta quarta-feira (29), a Centaurus Metals anunciou a aquisição do projeto Rio Novo, de cobre e ouro, da Ore Investments, fortalecendo ainda mais sua atuação na Província Mineral de Carajás, uma das regiões de mineração mais importantes do mundo. O novo projeto fica ao norte do Boi Novo, outro ativo da empresa, e abrange uma área total combinada de aproximadamente 75 km², próxima aos municípios de Curionópolis, Parauapebas e Eldorado do Carajás.

De acordo com a Centaurus, a exploração inicial conduzida pela IOCG Norte de Pesquisa Mineral SPE, controlada pela Ore Investments, incluiu 1.465 metros de perfuração diamantada, com oito dos onze furos interceptando mineralizações de cobre semelhantes às observadas em Boi Novo. Entre os principais resultados estão 2,4 m com 4,08% de Cu e 0,25 g/t de Au, 4,1 m com 0,87% de Cu e 2,29 g/t de Au e 13,7 m com 0,32% de Cu e 0,73 g/t de Au.

Mais de 65% da concessão permanece inexplorada, sem amostragem sistemática do solo nem testes com geofísica eletromagnética (EM). A área tem localização estratégica, a apenas 35 km da instalação de carregamento de cobre-ouro da Vale e 20 km da planta de flotação Antas Norte da BHP, o que garante proximidade com infraestrutura de classe mundial.

O acordo firmado prevê a transferência de 100% da concessão Rio Novo para a Centaurus, mediante um pagamento inicial e um cronograma de investimentos em etapas. Essa estrutura permitirá à mineradora flexibilidade nas decisões de exploração e acesso antecipado a um terreno altamente promissor.

As perfurações recentes em Boi Novo confirmaram a continuidade de zonas de brecha sulfetada semimaciça ricas em calcopirita, reforçando o potencial da região. A exploração de cobre será conduzida em paralelo ao desenvolvimento do Projeto de Sulfeto de Níquel Jaguar, principal ativo da empresa no Brasil.

O Diretor-Geral da Centaurus Metals, Darren Gordon, destacou que a aquisição fortalece a presença da companhia em Carajás e amplia suas oportunidades de novas descobertas. “A adição da Rio Novo ao portfólio da Centaurus expande nossa área total na região e aumenta significativamente o potencial exploratório em uma jurisdição consolidada e com excelente infraestrutura”, afirmou.

Segundo Gordon, a Centaurus iniciará imediatamente os trabalhos de campo e integrará Rio Novo à estratégia de exploração regional do Boi Novo. “Nossa equipe integrará Rio Novo à nossa estratégia de exploração regional mais ampla de Boi Novo, com o objetivo de refinar rapidamente os alvos de perfuração de cobre de alta prioridade antes de um programa de perfuração inaugural. Também estamos satisfeitos em trabalhar com a Ore Investments, um fundo de investimento brasileiro altamente respeitado e tecnicamente capaz. O trabalho inicial deles em Rio Novo lançou uma base sólida, e sua disposição em estruturar um acordo alinhado com os principais marcos de exploração reflete um compromisso compartilhado em desbloquear todo o potencial do Projeto”, completou.

Confira o release completo em inglês.

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Eric é repórter, redator e estudante de Jornalismo, com atuação voltada à cobertura local na região de Carajás.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!