Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Saúde

Canaã dos Carajás realiza formatura do Programa Saúde com Agente

Entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, ao todo 105 técnicos participaram do curso

Canaã dos Carajás realiza formatura do Programa Saúde com Agente
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária, a Prefeitura de Canaã dos Carajás aderiu à realização do Programa Saúde com Agente, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) para melhorar a qualidade do atendimento básico. Ao todo, 105 técnicos participaram da primeira certificação, que foi realizada no Centro Administrativo na última sexta-feira (18), sendo 85 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 20 Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Para a ACS, Geysa Fonseca, a capacitação proporcionou ganho de conhecimento e compartilhamento de experiências. “Tô muito feliz! Nós estávamos superansiosos por essa formação. Esse curso nos proporcionou muitas experiências com os colegas de trabalho, nos uniu como categoria, nos uniu como profissionais.”, comemorou.

O programa foi lançado em 2020 e em 2022 foi realizado o processo de adesão dos municípios ao investimento do governo federal, que é de mais de R$ 388 milhões, oferecendo qualificação para mais 200 milhões de agentes de saúde em todo o Brasil. De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Paulo Silveira, Canaã aderiu à iniciativa com o intuito de melhorar os indicadores de saúde, valorizando os servidores que trabalham na Atenção Básica.

Publicidade

“Esse curso traz a capacitação, a qualificação de todo o nosso time de profissionais que trabalham diuturnamente fazendo as visitas domiciliares, trabalhando a prevenção, a promoção de saúde. Hoje é um dia de celebração e quem ganha é a população de Canaã dos Carajás”.

O curso que é semipresencial tem 1.275 horas com duração mínima de 10 meses. De acordo com a enfermeira Lilian Cássia Pereira Bentes, que possui especialidade em Saúde da Família e foi a orientadora da turma de ACS, a formação é um indicativo do compromisso da prefeitura em cuidar das pessoas.

“Canaã dos Carajás por entender que seria um processo de grande fortalecimento e enriquecimento para a Atenção Básica, se comprometeu e criou toda uma estratégia de sensibilização dos técnicos para que eles participassem e hoje nós estamos aqui nesse momento memorável.”, afirmou.

Segundo a médica veterinária, Wiliam Santos, que foi a orientadora da turma de ACE, a formação cumpriu com o intuito de aprimorar o olhar dos servidores para atender melhor a população. “Os nossos agentes passam de ACE para Técnico em Vigilância em Saúde, com especialidade em endemias. Então, a importância disso é amplificar o conhecimento deles em diversas áreas, não somente no controle das arboviroses e dos vetores. E é importante porque assim eles vão levar mais conhecimento para a população. Porque os agentes eles são o elo de ligação entre a população e a gestão.”, explicou.

 

Texto: Fabiane Barbosa

Fotos: Diego Barbosa

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!