A Bravo Mining anuncia que a SEMAS (agência ambiental do estado do Pará) concedeu a licença preliminar para seu depósito de paládio + platina + ródio + ouro + níquel Luanga, localizado na Província Mineral de Carajás, no Pará.
Esta é a primeira etapa do processo de licenciamento do projeto da empresa no Brasil, que consiste de três etapas principais: a Licença Preliminar (LP), seguida pela licença de instalação (LI) e, finalmente, a licença de Operação (LO). Segundo a Bravo, a LP “é a mais crítica, demorada e desafiadora de garantir, pois define os parâmetros fundamentais do projeto e requer viabilidade ambiental e aceitação social - ambas afirmadas durante a audiência pública bem-sucedida em dezembro de 2024”.
A LP prevê a extração e o processamento de minerais metálicos, incluindo metais do grupo da platina, bem como níquel, cobre e ouro. A LI subsequente é solicitada como pré-requisito para o início das atividades de construção, enquanto a licença final (LO) é concedida após a conclusão da construção e o início das operações.
"Garantir a licença preliminar para Luanga marca outro marco importante para a Bravo, reforçando as fortes bases ambientais e sociais do projeto", disse Luis Azevedo, presidente e CEO. "Vindo poucos dias após nossa atualização significativa da Estimativa de Recursos Minerais, esta conquista valida ainda mais o potencial de Luanga como um depósito PGM+Au+Ni de primeira linha. Luanga está localizado a cerca de 30 km de uma mina de cobre e ouro e uma unidade de processamento que a maioria da equipe da Bravo liderou com sucesso, desde a exploração até o licenciamento completo, construção e operações. Ela também destaca a Província de Mineração de Carajás como uma jurisdição pró-mineração, beneficiando-se de uma das dotações minerais mais ricas do mundo”, disse Azevedo.
A Bravo Mining é uma empresa canadense e brasileira de exploração e desenvolvimento mineral focada em avançar seu Projeto Luanga PGM+Au+Ni, bem oportunidades de exploração de Cu-Au na Província Mineral de Carajás de classe mundial, Estado do Pará.
O Projeto Luanga se beneficia de estar localizado perto de minas em operação e de uma força de trabalho experiente em mineração, com excelente acesso e proximidade à infraestrutura existente, incluindo estradas, ferrovias, portos e energia da rede hidrelétrica. “As atividades ambientais, sociais e de governança atuais incluem o plantio de mais de 30.000 árvores de alto valor dentro e ao redor da área do Projeto nos últimos 30 meses, além da contratação de pessoal e serviços localmente”, conforme a empresa.
Fonte/Créditos: Brasil Mineral
Comentários: