Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Parauapebas

2º Fórum de Mineração de Parauapebas destaca cooperativismo e futuro pós-mineração

Evento está sendo realizado nesta terça-feira (25), no Centro Cultural de Parauapebas

2º Fórum de Mineração de Parauapebas destaca cooperativismo e futuro pós-mineração
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect), está realizando nesta terça-feira (25) a 2ª Edição do Fórum de Mineração de Parauapebas. O evento reúne representantes do poder público municipal e estadual, setores produtivos, instituições de ensino, cooperativas e sociedade civil para discutir os desafios e as oportunidades da mineração na região, com foco em inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. O encontro ocorre no Centro Cultural e reforça o fórum como um espaço permanente de diálogo sobre a atividade minerária e seus impactos no município, que segue como um dos principais polos mineradores do país.

A programação desta edição traz três eixos centrais: cooperativismo, empreendedorismo e fomento na mineração, com debates sobre como iniciativas locais podem se inserir na cadeia produtiva e fortalecer a economia regional; participação e fortalecimento da mulher no setor mineral, discutindo políticas de inclusão e ampliação da representatividade feminina; e fechamento de mina e transição econômica, tema estratégico para preparar Parauapebas para um futuro pós-mineração, com diversificação produtiva e alternativas sustentáveis.

Entre os palestrantes convidados, estão a presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Paulo Bengtson, e o secretário de Desenvolvimento de Parauapebas, Max Alves.

Em sua fala, o secretário Wallas Marques comentou sobre o evento e fez um comparativo com a primeira edição, realizada em março, que teve como foco a CFEM.

“Na 1ª edição, no mês de março, falamos bastante sobre a CFEM, seu uso e suas aplicações. Agora, nesta 2ª edição, no cenário pós-COP30, em que discutimos transição energética, minerais críticos e sustentabilidade da mineração, viemos tratar de cooperativismo e empreendedorismo mineral, além da participação feminina na mineração e do fechamento de mina. São assuntos essenciais para Parauapebas, que é a capital do minério, uma cidade que se posiciona diariamente nas decisões do setor mineral. Parauapebas merece destaque e estamos aqui promovendo mais um debate pela Prefeitura de Parauapebas, buscando fortalecer o município no cenário nacional diante das principais temáticas da mineração em nosso país.”

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Eric é repórter, redator e estudante de Jornalismo, com atuação voltada à cobertura local na região de Carajás.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!