O município de Tucuruí, na Região de Integração do Lago, passou a contar oficialmente com uma Usina da Paz. A 16ª unidade do projeto foi entregue nesta terça-feira (23) pelo Governo do Pará e vai beneficiar diretamente mais de 96 mil moradores da cidade e de comunidades vizinhas.
Localizado na Avenida Kennedy, no bairro Nova Matinha, o complexo integra o programa Territórios pela Paz (TerPaz) e reúne mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer. O espaço abriga estruturas como consultórios médicos e odontológicos, biblioteca, salas de informática, teatro, ginásio esportivo, piscina semiolímpica, praça multicultural, estúdio de audiovisual e até uma estação de tratamento de esgoto.
Durante a cerimônia de inauguração, o governador Helder Barbalho destacou o caráter social e transformador do programa.
“Este equipamento tem mudado realidades. É para a criança que vai aprender na horta, para a mãe que quer cuidar do filho, para a senhora idosa que faz hidroginástica. Estamos oferecendo dignidade, cidadania e oportunidades para todos”, afirmou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan reforçou o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que promovem justiça social.
“É um espaço que acolhe, principalmente, as mulheres, jovens e crianças. Aqui, elas encontrarão apoio, segurança, formação e lazer”, declarou.
Para o prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, a entrega representa um marco histórico para o município.
“É um presente para nossa população. Um local que oferece capacitação, oportunidades e inclusão. Um salto importante para o futuro da nossa juventude”, comemorou.
A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, explicou que a Usina da Paz é uma plataforma integrada de políticas públicas e destacou os mais de 10 milhões de atendimentos já realizados pelas unidades em todo o estado desde 2021.
“É um sonho realizado. Já estou ansioso para começar o curso de informática”, disse o estudante Richarlisson Martins.
Já a autônoma Michele Ferreira, de 39 anos, ficou surpresa com a estrutura: “É um espaço completo, com muitos serviços. Vai ajudar no desenvolvimento e gerar empregos”, disse.
Com a nova unidade, o Pará agora conta com 16 Usinas da Paz em funcionamento em municípios estratégicos como Belém, Ananindeua, Marituba, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Outras 21 estão em fase de construção, ampliando o alcance do programa.
Serviço
A Usina da Paz de Tucuruí começa a funcionar para o público a partir desta quinta-feira (24), com atendimentos das 8h às 17h. O agendamento para os serviços já está disponível no local.
Comentários: