O Gazeta Carajás divulgou em primeira mão, no dia 4 de outubro, um compromisso firmado pelo governador Helder Barbalho durante a inauguração da reforma e ampliação da Escola Estadual João Nelson. Na ocasião, Helder, acompanhado de seu pai, Jader, e de seu irmão, Jader Filho, afirmou que voltaria em Canaã para a inauguração da Escola Estadual Irmã Laura e que traria, na oportunidade, máquinas para começar imediatamente as obras da rodovia Transcarajás.
O discurso do governador foi bem claro: “No dia que eu vier, [inaugurar a escola] venho com as máquinas para começar as obras imediatamente.” O gestor estadual falou ainda que tem uma dívida com o povo de Canaã e que não iria procurar culpados pela não conclusão do trecho da estrada que o estado é responsável. “O culpado sou eu. Quando algo vai bem o governador recebe aplausos, quando vai mal também merece críticas.”
Passados quase 50 dias da promessa, a previsão é que a reforma e ampliação da escola Irmã Laura seja inaugurada no próximo dia 28 de novembro, terça-feira. O governador deve vir a Canaã, mas será que ele trará, de fato, as máquinas prometidas?
Se trouxer, as obras da Transcarajás devem ser retomadas, apesar da chegada do inverno na região. A expectativa é que as frentes de serviço avancem, mesmo com as chuvas.
Se não trouxer, a dívida citada pelo próprio governador continua ativa e os juros seguem correndo.
A reportagem tentou contato com a Secom do estado, mas até o fechamento desta não obteve confirmação se estava tudo certo para o início das obras.
Comentários: