A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu um passo significativo na promoção da educação ambiental ao aderir ao E-book COP30 nas escolas, uma iniciativa da Pastoral da Educação que busca integrar temas climáticos e sustentáveis ao currículo escolar. O lançamento do material ocorreu na semana passada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Lago, reunindo educadores, gestores e representantes religiosos em um momento de reflexão sobre os desafios climáticos e o papel da educação na construção de um futuro mais sustentável.
De acordo com Laddy Ane de Souza, professora mobilizadora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), o projeto foi amplamente trabalhado nas escolas do campo.

“As escolas do campo trabalharam bem o projeto. Até fui formadora para os professores que participaram de capacitações na Flona Carajás. Fiz formação para eles, e o Departamento de Educação do Campo investiu e entregou o livro impresso. As escolas trabalharam bastante esse material, que abrange desde a educação infantil até os ciclos iniciais e finais. A Mário Lago fez a adesão em nome de todo o município, em uma cerimônia realizada em maio. Em seguida, enviamos o material para todas as escolas, com destaque para a atuação da Mário Lago e das escolas do campo”, destacou.
O E-book COP30 está disponível para aplicação em todas as disciplinas, abordando temas como preservação da biodiversidade, energias renováveis e justiça climática, fortalecendo o protagonismo da Amazônia no debate ambiental global.
Durante a COP30, realizada em Belém, o município de Parauapebas participou das ações da Repam Brasil (Rede Eclesial Pan-Amazônica), que mobilizou lideranças de toda a Amazônia Legal em debates e vivências sobre justiça climática e sustentabilidade.
A articuladora da Repam Brasil, Arlete Gomes, ressaltou o caráter coletivo e transformador do processo.
“Durante um processo de dois anos, mobilizamos os territórios da Amazônia Legal com diversas lideranças de base comunitária — mulheres, homens e crianças amazônidas.


“Chegamos a Belém com essa linda Feira do Bem Viver, acompanhada de oficinas temáticas, debates e rodas de conversa, para pensar nossa participação na COP30, na Cúpula dos Povos e no Taqueria Ecumênico. Esse movimento é coletivo, nasce da escuta do território e representa a diversidade da Amazônia. Estamos felizes em contribuir com esse processo e trazer para o debate as vozes das pessoas que vivem na Amazônia e enfrentam os desafios climáticos.”

A adesão ao E-book COP30 reforça o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com a educação ambiental e com a formação de cidadãos conscientes, capazes de agir localmente e pensar globalmente na defesa da Amazônia e na construção de um futuro mais sustentável para todos.
Fonte/Créditos: Ascom- Parauapebas
Comentários: