Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Canaã dos Carajás

Por que choveu granizo em Canaã dos Carajás?

Terra quente fincada no seio da Amazônia, Canaã viu chover granizo há 10 dias. Mas isso é normal? Essa é a primeira vez que ocorre o evento no município? O mundo está acabando? Especialista responde

Por que choveu granizo em Canaã dos Carajás?
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No último dia 26 de outubro, moradores de algumas regiões de Canaã dos Carajás viram chover granizo. Nas redes sociais, alguns vídeos do fenômeno viralizaram e uma série de questionamentos surgiu no município: o que explica granizo em uma terra tão quente? Alterações climáticas no planeta podem explicar o fenômeno? Aquecimento global? El Ninõ? Sinal dos tempos?

O Gazeta Carajás entrou em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em busca de respostas. O pesquisador Maicon Veber respondeu aos questionamentos feito pela reportagem e deu detalhes sobre o granizo registrado na Terra Prometida.

O pesquisador explicou como se forma esse tipo de chuva. “O granizo se forma quando gotas de água, levadas pelas fortes correntes ascendentes, congelam, caem pela nuvem e são novamente capturadas na corrente ascendente. Uma camada adicional de água congela em volta da bola de gelo cada vez que esta faz uma viagem ascendente pela nuvem. Eventualmente, o granizo torna-se pesado demais para ser transportado pela corrente ascendente e por isso precipita. Grandes pedras de granizo, quando cortadas, mostram múltiplas camadas, indicando o número de viagens verticais que a pedra fez quando foi apanhada na célula convectiva.”

Para que o fenômeno ocorresse em Canaã, tais condições citadas pelo pesquisador aconteceram. De acordo com Maicon, um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) que estava no centro-sul do Pará favoreceu o granizo no município. “Nas bordas deste sistema geralmente ocorrem fortes movimentos ascendentes que associados a alta umidade e instabilidade presentes na região, favoreceram a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical (Cbs), que podem ocasionar tempestades intensas, com grande taxa de precipitação, fortes rajadas de vento e granizo.”

Ainda segundo o especialista, a queda de granizo é mais comum em áreas da região sul, sudeste e centro-oeste, graças a alguns fatores como a altura da tropopausa (camada de transição entre a troposfera e estratosfera), maior contraste entre massas de ar, maior mudança na intensidade das correntes de ar com a altura, além de outros. “Contudo isso ocorre, de forma menos frequente, também em regiões de latitudes mais baixas, como é o caso de Canaã.”

Sobre as preocupações de alguns sobre a influência das mudanças climáticas para o fenômeno na região, o pesquisador explica que uma coisa pode sim estar ligada à outra. “A ocorrência de granizo não necessariamente está associada às mudanças climáticas, porém os estudos mostram que há uma tendência de aumento de eventos extremos e de tempo severo devido às mudanças climáticas que já são uma realidade, o que pode ocasionar uma maior frequência e intensidade de eventos de granizo em algumas regiões.”

Portanto, a chuva de granizo não é por si um prelúdio do final dos tempos. No entanto, as intempéries representam sinais de alerta para as bruscas mudanças climáticas registradas no planeta. Vale lembrar ainda que as chuvas de granizo até encantam, mas podem ser perigosas, como alerta o especialista. “O granizo pode causar impactos se ocorrer em grande quantidade e/ou pedras grandes (geralmente maiores que 4 cm).”

Vale destacar ainda que essa não é a primeira vez que o fenômeno é registrado em Canaã e, provavelmente, não será a última. Sempre que houver condições climáticas favoráveis, o granizo vai cair e fica o alerta sobre os perigos dessa situação.

 

Créditos (Imagem de capa): Foto: Reprodução Google - Imagem ilustrativa

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!