A prefeita Josemira Gadelha e o governador Helder Barbalho inauguraram, junto a prefeitos da região, a primeira etapa da rodovia Transcanadá, que fica entre a zona rural de Canaã e Água Azul do Norte. Centenas de pessoa participaram do momento e celebraram um sonho antigo dos moradores da região: uma conexão direta, segura e rápida com a PA-279 – rodovia que interliga os municípios de Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu à BR-155.
A Transcanadá, no entanto, é muito mais do que uma estrada. Na verdade, trata-se de uma ponte para o futuro de Canaã e região. Se a Terra Prometida já foi vista um dia como um município isolado na região, passa a ser visto com outros olhos para investidores.
Canaã, que já tem uma ligação de asfalto com a BR-155, agora está mais perto de três cidades minerárias: Água Azul, Tucumã e Ourilândia; além de estar próxima de São Félix do Xingu, município que tem o maior rebanho de gado do Brasil e um dos maiores do mundo.
Mais do que estrada, a Transcanadá representa desenvolvimento regional, ganho logístico e fomento à economia local. Canaã é quem mais ganha nessa história, já que o município está em uma posição estratégica e acaba se tornando um inevitável caminho para quem trafega pela região.
A cidade ganha movimento e a tendência é de crescimento comercial sustentável.
Só falta o aeroporto
Com trilhos de ferro para escoamento da produção mineral, asfalto para o tráfego de pessoas e escoamento de produções rurais, Canaã tem caminhos abertos para o desenvolvimento logístico. Fica faltando somente o aeroporto, que deve começar a ser construído ainda este ano.
A partir disso, o município receberá voos nacionais e internacionais, levando pessoas e cargas para todo o Brasil e o mundo.
O primeiro município minerário a prosperar de verdade
Tão boas perspectivas devem tornar Canaã um verdadeiro case de sucesso entre as cidades minerárias do Brasil. É quase um padrão no Brasil municípios faturarem alto com CFEM e não saberem transformar as compensações em economia sustentável. Canaã caminha na direção contrária: está abrindo caminhos para além da mineração.
A Terra Prometida, portanto, tem chances reais de ser o primeiro município minerador do Brasil a prosperar de verdade, de forma sustentável e com pés firmes fincados no futuro.
Comentários: