Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Sul e sudeste do Pará

Parauapebas e outras 4 cidades do Pará estão entre as 20 do Brasil com mais casos de estupro

Capital do Minério tem 78,8 estupros para cada 100 mil habitantes e é a 18ª mais violenta do Brasil. Números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Veja ranking

Parauapebas e outras 4 cidades do Pará estão entre as 20 do Brasil com mais casos de estupro
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma das cidades mais ricas do Brasil, Parauapebas está entre as 20 cidades com mais casos de estupro registrados no país. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicado nesta quinta-feira (18) e acendem um alerta. Além de Parauapebas, outras quatro cidades paraenses estão entre as 20 com mais casos de estupro e estupro de vulnerável – são elas Breves, no Marajó, Paragominas, Castanhal e Barcarena.

Veja abaixo o ranking das 20 com mais casos de estupro no Brasil

Dados

A cidade de Sorriso no Matogrosso é a mais violenta do Brasil com 113,9 estupros para cada 100 mil habitantes, seguida pela capital de Rondônia, Porto Velho, que tem 113,6 estupros para cada 100 mil habitantes.

Breves é a cidade paraense com mais estupros proporcionalmente – são 83,2 casos a cada 100 mil habitantes e a 11ª colocação no ranking da vergonha. Logo em seguida, Paragominas, Castanhal, Barcarena e Parauapebas.

O Pebinha tem 78,8 casos a cada 100 mil habitantes e está na 18ª colocação.

Entre as 50 cidades brasileiras que lideram a estatística, o Pará tem ainda Cametá na 22ª colocação, Abaetetuba na 25ª colocação e Altamira na 28ª. (Confira abaixo)

Importante observar que o Anuário só levou em conta cidades com mais de 100 mil habitantes e os números levam em conta ocorrências no ano de 2023.

Estudo

Essa é a primeira vez que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), responsável pela elaboração do Anuário, avalia casos de estupro e estupro de vulnerável e só foi possível pela melhoria de qualidade das informações fornecidas pelas Secretarias de Segurança Pública e/ou Defesa Social

As taxas foram calculadas a partir da soma do número de vítimas de estupro e estupro de vulnerável informadas nas bases de dados compartilhadas pelos gestores de estatística dos estados e DF.

Créditos (Imagem de capa): Agência Pará

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Editor-chefe do Gazeta Carajás. Com mais de 15 anos de atuação no jornalismo, sua trajetória inclui passagens por televisão, assessoria institucional e direção de grandes eventos.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!