A comissão destituída acionou a Justiça Eleitoral e protocolou mandado de segurança para reaver o partido, que teve parecer favorável do Ministério Público Federal Eleitoral para que a federação PSDB-CIDADANIA de Xinguara permaneça na Coligação de Enric Laureano.
Como providência, foi protocolado por José Lenildo da Silva Oliveira um mandado de segurança sob nº 0600201-07.2024.6.14.0000, com pedido de medida liminar em favor da federação PSDB-Cidadania Xinguara, afim de que todos os membros destituídos de forma ilegal (sem o direito de defesa), sejam eles reconduzidos aos cargos. Na prática, a medida implica na retirada da diretoria recém nomeada por Osvaldinho à presidência da federação e, portanto, invalida Fátima Coutinho Assunção, esposa de Osvaldinho como presidente.
Em convenção realizada no dia 31 de julho, a federação manifestou que participará da coligação “Olhar para Frente”, que compõem PL, Avante e a federação PSDB-Cidadania, em apoio ao pré-candidato a prefeito Enric Laureano e vice-prefeito pastor Valmir Rosa. O partido, perde a cadeira de vice-prefeito, frente a crise criada por Osvaldinho em tomar a federação e colocar a esposa, com presidente. Impedindo que a comissão e seus filiados, possa tomar suas próprias decisões frente a liberdade de escolha de seus convencionais.
Essa derrota que Osvaldinho Assunção poderá sofrer, custará um partido a menos na sua coligação e a possibilidade de perder uma cadeira no legislativo em 2025. Fragilizado e com derrota, Osvaldinho Assunção enfrenta mares agitados nesse período de convenção e registro de candidatura - além de não ter uma coordenação de campanha que possa reconduzi-lo a um possível mandato.
Comentários: