Wagne Machado (MDB) venceu Iara Braga (União Brasil) no último domingo (6) em uma das disputas majoritárias mais eletrizante da região. A atual prefeita foi destronada pela pequena diferença de 120 votos. Apesar do momento de euforia, Wagne tem pouco tempo para comemorações e já está articulando a transição republicana de governo.
O prefeito eleito tem desafios gigantescos à sua frente. Para começar, Iara Braga fez a maioria na Câmara Municipal, em um placar apertado de 6 a 5. Wagne vai precisar dialogar com os opositores o quanto antes, afinal vai precisar de governabilidade de imediato.
É preciso destacar ainda que em menos de 90 dias, haverá eleição para a presidência da Câmara. O prefeito eleito vai precisar articular com sua base e também vai precisar conversar com a base de Iara. Para tanto, só há um remédio: diálogo, diálogo e um pouco mais de diálogo. Para superar este desafio, Wagne vai precisar gastar a larga experiência como prefeito, presidente da Federação dos Municípios, secretário de estado e suplente de deputado federal, além do talento nato para a política.
Outro desafio importante é encontrar equilíbrio para as finanças de Eldorado do Carajás. As informações são de que o município não anda às mil maravilhas do ponto de vista fiscal, o que pode dificultar a execução do, diga-se de passagem, excepcional plano de governo montado por Wagne e sua equipe.
A expectativa inicial é de aperto nos primeiros 100 dias. O prefeito vai precisar auditar contas, contratos e avaliar minuciosamente a herança deixada por sua antecessora. Neste primeiro momento, o caminho é de austeridade econômica, pés no chão e paciência – muita paciência.
O objetivo de Wagne não é perder tempo, evidentemente. Ainda mais com o histórico que possui de trabalhar em ritmo acelerado por onde passa. No entanto, há a possibilidade real de seis meses para colocar ordem na casa.
Apesar dos gigantes que terá de enfrentar, Wagne representa a esperança para Eldorado. Será o político mais experiente e técnico a administrar o município na história, além de estar cercado por pessoas eficientes e competentes. A tendência é a de que, enfim, Eldorado decole e se torne uma cidade melhor para todos.
Comentários: