Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
MENU

Notícias / Marabá

Obra da 3ª ponte sobre Rio Itacaiúnas, em Marabá, avança com travessas e vigas pré-moldadas

Obra deve ser concluída no final de 2024

Obra da 3ª ponte sobre Rio Itacaiúnas, em Marabá, avança com travessas e vigas pré-moldadas
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A expectativa de quem vive em Marabá é grande para a conclusão da obra de construção da terceira ponte sobre o rio Itacaiúnas, conduzida pelo governo estadual. O vendedor Gilson da Silva, que todos os dias precisa acessar o trecho entre o Núcleo Nova Marabá e o bairro de Novo Horizonte, se anima com as melhorias no trânsito que a ponte proporcionará na entrada e saída da cidade.

O trabalhador destaca, principalmente, os horários de trânsito mais intensos. “A ponte vai melhorar muito, vai melhorar cem porcento, com certeza, é complicado o trânsito, principalmente a tarde, que é o horário de pico, agora, com a conclusão da obra  vai  melhorar cem porcento”, disse Gilson.

A obra da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas é realizada pelo Governo do Pará, por meio de convênio firmado entre as partes Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a prefeitura de Marabá, e deve ser concluída no final de 2024.

Publicidade

A estrutura está sendo erguida pelo método estaiado (suspensa por meio de cabos de aço), e terá 525 metros de extensão e 12 m de largura. Um investimento superior a R$ 100 milhões. A obra tem cerca de 30% dos serviços executados, sendo que todas as 40 estacas estão prontas, assim como o bloco de fundação e pilares concluídos.

A obra avança na parte da conclusão das duas últimas travessas das nove necessárias e ainda na confecção das vigas pré-moldadas. O trecho que será estaiado também prossegue com 20 das 24 estacas necessárias concluídas e na execução das estacas  da superestrutura do trecho em vigas pré-moldadas.

O secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, enfatiza que a parceria com o Município garantiu o investimento de R$ 50 milhões do tesouro estadual, “e estão sendo investidos em uma obra importante para a mobilidade urbana de quem vive em Marabá, permitindo a criação de uma terceira via de tráfego no município que tem experimentado nos últimos anos um aumento na frota de veículos sem que uma nova rota  alternativa fosse criada”, disse Silveira.

A terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas vai ligar o Núcleo Nova Marabá ao bairro de Novo Horizonte, na Cidade Nova, melhorando a mobilidade urbana. Para o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas é uma necessidade e aspiração do povo de Marabá.

“O governador Helder Barbalho, com sua visão de futuro, se prontificou a colaborar com a prefeitura e está fazendo isso, ajudando a mobilidade urbana, e com certeza, a população aguarda com grande expectativa a conclusão dessa obra. É mais uma obra do governador Helder beneficiando Marabá e consequentemente toda a nossa região”, afirmou Chamon Neto.

 

(Com informações Portal Pebinha de Açúcar)

Comentários:

Redação

Publicado por:0

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!