Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Cultura

Mostra Competitiva “As Amazonas do Cinema” abre inscrições para documentários dirigidos por mulheres

Evento será realizado entre os dias 1º e 3 de maio de 2026, no Cine Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA), e integra a programação oficial do 11º Festival Pan-Amazônico de Cinema

Mostra Competitiva “As Amazonas do Cinema” abre inscrições para documentários dirigidos por mulheres
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Estão abertas até o dia 20 de fevereiro de 2026 as inscrições para a 3ª Mostra Competitiva “As Amazonas do Cinema”, uma das principais janelas de exibição para filmes dirigidos por mulheres da Amazônia Legal e da Pan-Amazônia. O evento integra a 11ª edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema - realizado entre 28 de abril e 06 de maio de 2026, na capital e em cidades ribeirinhas. A participação é gratuita e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma FilmFreeway (filmfreeway.com/AmazoniaDoc).

Criada com o objetivo de valorizar a produção cinematográfica feminina na região, a Mostra reúne uma seleção competitiva de curtas e longas-metragens documentais e de ficção, além de uma programação formativa com oficinas, mesas de debate, encontros e masterclasses. A iniciativa contempla filmes realizados por mulheres cis e trans, reforçando o compromisso do Festival com a diversidade e o protagonismo feminino no audiovisual.

A 11ª edição do AmazôniaFiDoc conta com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, Ministério da Cultura e Governo do Brasil, com apoio cultural do Governo do Estado do Pará, do Sesc-Pará, do Fórum dos Festivais e da Prefeitura de Belém. A realização e produção é da Z Filmes e Instituto Culta da Amazônia.

Podem ser inscritos curtas (até 25 minutos) e longas-metragens ou telefilmes (a partir de 52 minutos), finalizados a partir de 1º de julho de 2024. As produções podem ser documentários ou ficções. Serão realizadas duas mostras competitivas: uma voltada à Amazônia Legal, com filmes realizados nos estados brasileiros que compõem essa região, e outra da Pan-Amazônia, com obras dos nove países que integram o território: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana,

Suriname e Guiana Francesa

Os filmes devem ser inéditos no estado do Pará, o que inclui não terem sido exibidos em mostras, festivais ou plataformas digitais com acesso aberto. Também é obrigatório que as obras estejam legendadas em português ou inglês e sigam os formatos técnicos exigidos, como resolução Full HD e arquivos em DCP, MOV ou MP4 (H264).

A última edição da Mostra premiou diversos trabalhos nas categorias de curtas e longas-metragens. Entre os curtas premiados, o júri popular escolheu Monteiro Lopes (PA), dirigido por Bianca d’Aquino, enquanto o júri oficial concedeu o prêmio aos filmes Cozinhando no calor de Belém e Antes da Chuva (PA), ambos com direção de Auda Piani. Houve ainda menção honrosa para os curtas yanomamis Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando e Yuri U Xëatima Thë – A Pesca com Timbó, dirigidos por Aida Harika, Roseane Yariana e Edmar Tokorino, de Roraima (RR). Já na categoria de longas-metragens, o júri oficial premiou Ãjaí: O jogo de cabeça dos Myky e Manoki (MT), de Tipuici Manoki e André Tupxi Lopes, do coletivo Ijã Mytyli de Cinema, enquanto o júri popular escolheu Sekhdese (PE), com direção de Graci Guarani e Alice Gouveia.

Premiação oficial

As obras selecionadas concorrerão ao Troféu Amazonas do Cinema, desenvolvido por uma artista visual da região, além de prêmios em dinheiro: R$ 5 mil para o melhor curta ou média-metragem e R$ 10 mil para o melhor longa-metragem, ambos escolhidos pelo Júri Oficial. Também serão concedidos prêmios do Júri Popular e o Prêmio Honra ao Mérito.

Curadoria e formação

A direção geral, produção executiva e curadoria da Mostra são assinadas pela cineasta paraense Zienhe Castro, idealizadora do Amazônia FiDoc. A curadoria das mostras competitivas é coordenada por Débora Macdowell e Flávia Guerra, com curadoria conjunta de Monique Sobral.

“A Mostra tem como foco principal contribuir com uma maior visibilidade para as histórias contadas através da perspectiva de mulheres que pesquisam e produzem no território amazônico, exaltando suas narrativas, experiências e corpos”, explica Zienhe.

Ela também comenta sobre o objetivo do processo de curadoria da mostra. “Buscamos nessa mostra competitiva, a valorização das Trabalhadoras do Audiovisual, com o intuito de promover o trabalho de cineastas, roteiristas, fotógrafas e editoras, incentivando o público a conhecer esses talentos das diversas Amazônias”, conclui.

A programação formativa da Mostra inclui dois dias de atividades com quatro mesas de debates temáticos, com mediação de Monique Sobral (dia 1) e Débora Macdowell (dia 2), além de oficinas e masterclasses voltadas a realizadoras e estudantes da região.

Cronograma

As inscrições foram abertas em 26 de janeiro e se encerram em 20 de fevereiro de 2026. A primeira reunião de pré-seleção dos filmes acontece no dia 2 de março, seguida da reunião final em 9 de março. A lista oficial dos filmes selecionados será divulgada no site do festival no dia 16 de março.

Comentários:

Sergio Manoel

Publicado por:

Sergio Manoel

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!