A sete dias da abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), participou, neste sábado (1), da entrega do novo Porto de Outeiro, em Belém. A estrutura, localizada no distrito de Outeiro, está preparada para receber dois navios transatlânticos com capacidade de hospedagem para até 5 mil participantes da conferência.
A agenda de entrega contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em sua fala, o chefe do Executivo estadual destacou o conjunto de investimentos realizados na capital para garantir a plena operação da COP30 e a transformação da cidade a partir de obras estruturantes.
“Após a COP, quatro novos cruzeiros passarão a utilizar esse espaço. Além disso, temos o aeroporto, que dobrou sua capacidade receptiva, o BRT Metropolitano com 265 novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi. Portanto, diversas agendas entregues, colocando a Região Metropolitana e a capital em uma condição muito melhor”, afirmou Helder Barbalho.
Com execução da Companhia Docas do Pará (CDP), o projeto modernizou e ampliou a infraestrutura portuária: foram construídos 11 dolphins, instaladas 10 pontes metálicas e o píer passou de 261 para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da anterior. O investimento estimado é de R$ 233 milhões, com frentes de trabalho 24 horas e conclusão em cerca de seis meses, gerando 745 empregos diretos e indiretos.
Mobilidade reforçada com a Ponte de Outeiro
Entregue recentemente pelo governador Helder Barbalho, a nova Ponte de Outeiro integra o pacote de infraestrutura para a COP30 e já impacta diretamente a operação logística do evento. Com a estrutura em pleno funcionamento, o trajeto dos ônibus Exclusivo COP30 entre Outeiro e o Parque da Cidade será reduzido em aproximadamente 40 minutos, garantindo mais fluidez, previsibilidade e segurança no deslocamento dos credenciados.
Além de atender a operação específica da COP30, a nova estrutura amplia a atracação e o escoamento de cargas, com cais moderno, berços de atracação, retroárea pavimentada e pátios de armazenagem. O avanço fortalece a matriz de exportação paraense e estimula o desenvolvimento urbano e turístico de Outeiro, criando ambiente favorável a novas atividades econômicas e ao turismo fluvial e marítimo na região.
Fonte/Créditos: Ag. Pará
Comentários: