Notícias do Pará, Tocantins e Maranhão | Gazeta Carajás

MENU

Notícias / Geral

Indígenas ocupam escritórios da Cargill no Porto de Santarém

Protesto é contra decreto que inclui hidrovias amazônicas no Programa Nacional de Desestatização

Indígenas ocupam escritórios da Cargill no Porto de Santarém
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na madrugada de sábado, grupos indígenas ocuparam os escritórios da multinacional Cargill no Porto de Santarém (PA). A mobilização é um protesto contra o Decreto 12.600, assinado em agosto de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O decreto inclui as hidrovias dos rios Madeira, Tocantins e Tapajós no Programa Nacional de Desestatização e prevê obras de dragagem para ampliar o transporte fluvial de grãos. Organizações indígenas afirmam que a medida pode autorizar o uso de explosivos para retirada de rochas do leito dos rios amazônicos, o que, segundo ambientalistas, pode impactar a fauna e o equilíbrio ecológico.

O Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns informou que a mobilização ocorre após semanas sem respostas consideradas satisfatórias às reivindicações e declarou que seguirá em protesto até que haja compromisso formal sobre o decreto.

A Cargill classificou a ação como violenta, relatando invasão e atos de vandalismo no terminal, que já estava com o acesso de caminhões bloqueado havia cerca de 30 dias. A empresa informou que funcionários foram retirados em segurança e que mantém diálogo com as autoridades para desocupação ordeira.

A Justiça determinou o desbloqueio das vias e reiterou a ordem de desocupação. O governo federal enviou representantes ao Pará, suspendeu o pregão para contratação da dragagem como gesto de negociação e instituiu um grupo de trabalho interministerial com participação da sociedade civil.

Mesmo com a liberação parcial do fluxo de mercadorias, os protestos continuam e mantêm o clima de instabilidade na logística portuária da região do Tapajós.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Gazeta Carajás (@gazetacarajas)

Comentários:

Nayane Silva

Publicado por:

Nayane Silva

Nayane Silva é repórter, redatora e estudante de Jornalismo. De Canaã dos Carajás, atua com olhar sensível em coberturas locais, como cultura, política, cotidiano e grandes obras da região.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!