O Governo do Pará entregou nesta sexta-feira, dia 06, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Amazônia, no bairro da Marambaia, em Belém, após um amplo processo de reestruturação que reforça a política estadual de saúde mental baseada no cuidado humanizado e comunitário.
A unidade, que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu investimento de R$ 1,6 milhão, garantindo ambientes mais adequados ao atendimento e à convivência dos usuários. As obras tiveram início em dezembro de 2023 e foram concluídas após dois anos, gerando cerca de 60 empregos diretos e indiretos, entre profissionais da construção civil.
O governador Helder Barbalho ressaltou que os investimentos ampliam o cuidado com as pessoas que mais precisam. “Estamos estruturando a rede psicossocial do Estado para garantir atendimento às pessoas e às famílias, com ambientes acolhedores, profissionais qualificados e cuidado humanizado. Esses investimentos protegem, acolhem e fortalecem quem precisa de atendimento em saúde mental no Pará”, afirmou.
Além do governador Helder Barbalho, a entrega contou com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, do secretário-adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Ivison Machado, além de autoridades da saúde estadual e equipes que atuam diretamente no serviço.
O CAPS Amazônia passou por uma revitalização estrutural, com a criação de novos espaços voltados ao atendimento humanizado e ao bem-estar biopsicossocial dos usuários.
A nova estrutura conta com sala de acolhimento, seis salas de atendimento, sala de reunião, recepção, cozinha, refeitório e espaço de convivência, auditório e sala de apoio. O serviço funciona desde 2004 na modalidade CAPS I, com atendimento exclusivamente diurno, sem leitos de internação, oferecendo um cuidado intermediário entre o atendimento ambulatorial e a internação hospitalar.
Entre as atividades desenvolvidas estão acolhimento, atendimentos individuais com equipe multiprofissional, oficinas terapêuticas e produtivas, grupos terapêuticos, atividades físicas, ações comunitárias, assembleias e encaminhamento para a rede de apoio.
Desde 2019, o Governo do Pará já investiu mais de R$ 3 milhões na reestruturação dos CAPS Amazônia e Renascer, fortalecendo a rede pública de saúde mental em Belém.
Onde buscar ajuda
Em casos de urgência ou crise emocional, a população pode procurar:
- Samu – 192
- UPAs 24h-
- Serviço de Emergência Psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém
- Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188, com atendimento gratuito, sigiloso e 24 horas por dia
CAPS sob gestão da Sespa em Belém
- CAPS Amazônia – Passagem Dalva, 377 – Marambaia
(91) 97400-7611 | capsam.sespa@outlook.com - CAPS Marajoara – Conj. Gleba I, WE 2 PSG C2, nº 30 – Marambaia
(91) 97400-6728 - CAPS Icoaraci – Rua 15 de Agosto, 845
(91) 97400-7705 | capsicoaraci2@gmail.com - CAPS Renascer – Travessa Mauriti, 2179
(91) 97400-6695 | capsrenascer@yahoo.com.br - CAPS Grão-Pará – Rua dos Tamoios, 1840
(91) 97400-2488
Fonte/Créditos: Ag. Pará
Comentários: