O Instituto Skala realizou pesquisa eleitoral em Novo Repartimento neste mês de maio. O levantamento apontou que, há cinco meses das Eleições 2024, Valdir Lemes (PSD), atual prefeito, está com a reeleição muito bem encaminhada. A pesquisa foi feita pelo Instituto Skala entre os dias 21 e 23 de maio. Ao todo. 585 pessoas da zona urbana e rural de Repartimento foram ouvidas. A pesquisa foi registrada no TRE-PA com o número 04790/2024, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, aquela em que as opções são apresentadas ao eleitor, Valdir possui 55,7% das intenções de voto. Bem a frente de seu principal adversário, Val Bispo (MDB), que possui 29,6% das intenções. O levantamento mostra ainda Cláudio Santana (PT) com 1,5% das intenções eleitorais. Há ainda 10,8% do eleitorado que não sabe em quem votará.
Veja abaixo:
Espontânea
Na espontânea, quando os nomes não são apresentados, Valdir Lemes tem 30,7% das intenções de voto. Val Bispo aparece com 8,8% e Cláudio Santana com apenas 0,2%.
Rejeição
Os entrevistados também foram questionados sobre os nomes que não votariam de jeito nenhum. Cláudio Santana é o mais rejeitado, com 43,9%. Val Bispo é o segundo mais rejeitado com 17,4% e Valdir Lemes o terceiro com 10,8%.
Aprovação do governo e reeleição
A pesquisa questionou ainda se os entrevistados aprovam o governo de Valdir Lemes. Ao todo, 72,1% aprovam a gestão, contra apenas 20,9% que a reprovam.
Os números mostram ainda que 55,4% da população considera o governo de Valdir bom ou ótimo. Outros 28,4% consideram a gestão regular e apenas 16,2% a consideram ruim ou péssima.
Ao serem questionados se Valdir Lemes merece ser reeleito, 69,0% dos entrevistados responderam que sim, contra 23,5% que disseram não. Outros 7,5% não sabem.
Governo estadual
A pesquisa levou em conta ainda a aprovação do governador Helder Barbalho (MDB) no município. O gestor estadual é aprovado por 36,4% da população e reprovado por 44,1%. Outros 19,5% não souberam responder.
Comentários: