Imagine a dificuldade que é disputar uma eleição e vencê-la. São anos de trabalho, planejamento, diálogos, renúncias, apostas e muita disposição para convencer as pessoas de que o nome do candidato é o ideal para o município.
Agora, imagine disputar várias eleições na vida e jamais perder uma disputa sequer. Impressionante, não é? O Gazeta Carajás, com exclusividade, apurou quem são os invictos do Sul e Sudeste do Pará.
Consideramos os 39 municípios da região e os eleitos em 2024 nesta disputa. Dos 39 prefeitos eleitos, 16 jamais perderam uma eleição na vida. Sim, nenhuma sequer.
O Gazeta levou em conta todas as eleições disputadas: para prefeito, vice, vereador e deputado. Alguns entre os prefeitos eleitos jamais perderam disputas para o executivo, porém não foram exitosos em disputas legislativas a nível de município ou de estado. Só foram consideradas eleições disputadas neste século. Portanto, eleições anteriores a 2004 não foram levadas em conta.
Importante destacar que, entre os 16, há três prefeitos eleitos que disputaram somente uma eleição na vida e se saíram vitoriosos: caso de Elida Elena (MDB) de Conceição do Araguaia, Marcone Lacerda (União Brasil) de Abel Figueiredo e Fabrício Batista (Podemos) de São Félix do Xingu. Evidentemente, estão tão invictos quanto os outros.
Vamos aos nomes e a um breve resumo da trajetória de cada um.
Josemira Gadelha (MDB) de Canaã dos Carajás
Uma das prefeitas mais populares do Pará, Josemira Gadelha é uma verdadeira estrela da política. Foi indicada por seu antecessor em 2020 e foi retestada nas urnas em 2024. Resultado: venceu com mais de 44 mil votos.
Eleições vencidas: 2020 (prefeita) e 2024 (prefeita).
Fabrício Batista (Podemos) de São Félix do Xingu
Fabrício Batista surpreendeu nas Eleições 2024 e derrotou simplesmente João Cleber (MDB), favoritíssimo nas urnas. Com uma estratégia bastante coesa e assertiva, se elegeu prefeito a primeira vez e destronou seu adversário.
Eleições vencidas: 2024 (prefeito)
Elida Elena (MDB) de Conceição do Araguaia
Escolhida por Jair Martins para dar continuidade a um exitoso projeto em CDA, Élida Elena é professora de formação e deu um show nas urnas em 2024. Foi às ruas, conseguiu a simpatia do povo e tem tudo para fazer uma das mais competentes gestões a partir de 2025.
Eleições vencidas: 2024 (prefeita)
Wagno Godoy (PP) de Itupiranga
Uma estrela em ascensão na política paraense: é assim que Wagno Godoy pode ser retratado. Foi eleito vereador a primeira vez com 18 anos em 2008 e desde então não perdeu uma disputa sequer. Em 2024, aos 34 anos, peitou a máquina em Itupiranga e foi eleito.
Eleições vencidas: 2008 (vereador), 2012 (vereador), 2016 (vereador), 2020 (vereador) e 2024 (prefeito).
Flávio Mezzomo (MDB) de Breu Branco
Atual prefeito reeleito de Breu Branco, Flávio Mezzomo é destaque absoluto entre os prefeitos da região do Lago. Competente, pragmático e extremamente trabalhador, Mezzomo é o principal responsável pelo salto desenvolvimentista que Breu Branco está dando.
Eleições vencidas: 2020 (prefeito) e 2024 (prefeito)
André Rezende (MDB) de Pacajá
Também prefeito reeleito, André Rezende venceu um poderoso nome da política em 2020 e, com trabalho e força, conseguiu vencer este mesmo nome 4 anos depois – desta vez por larga vantagem. Engenheiro e trabalhador, Rezende é jovem, cheio de energia, correto e querido pela população.
Eleições vencidas: 2020 (prefeito) e 2024 (prefeito)
Dr. Júlio (MDB) de Ourilândia
Reeleito em 2024, Dr. Júlio Dairel fez uma administração reta, competente e sem grandes sustos. Conseguiu evitar o crescimento de adversários fortes e manteve sob controle sua gestão, o que lhe garantiu uma reeleição muito tranquila.
Eleições vencidas: 2020 (prefeito) e 2024 (prefeito)
Dr. Jefferson (MDB) de São Geraldo do Araguaia
Também reeleito, Dr. Jefferson elevou o nível de gestão em São Geraldo do Araguaia. Designou pessoal técnico para áreas específicas e profissionalizou a gestão de Saga. O resultado? Um show nas urnas em 2024.
Eleições vencidas: 2020 (prefeito) e 2024 (prefeito)
Mariana Chamon (MDB) de Curionópolis
Mariana Chamon é muito mais que a esposa do deputado estadual mais votado do Pará. Prova disso é a gestão corajosa, exitosa e extremamente profissional que conduziu em Curionópolis nos últimos quatro anos. Colocou ordem na casa e, como prêmio, foi reeleita pela população.
Eleições vencidas: 2020 (prefeito) e 2024 (prefeito)
Majorri Santiago (MDB) de Floresta do Araguaia
A mulher aqui trabalha, viu? Floresta do Araguaia experimentou uma gestão para lá de competente com Majorri Santiago. A carismática gestora foi reeleita com louvor e tem tudo para fazer um trabalho ainda melhor nos próximos quatro anos.
Eleições vencidas: 2020 (prefeito) e 2024 (prefeito)
Mussum (União Brasil) de Santa Maria das Barreiras
O Pará precisa conhecer a história de Mussum, prefeito eleito de Santa Maria das Barreiras. Craque das urnas, Mussum foi eleito a primeira vez em 2004, como vice-prefeito. Reeleito em 2008 para o mesmo cargo, em 2012 venceu como prefeito. Foi reeleito em 2016 e entregou o cargo em 2020. Em 2024, veio para a disputa contra o atual prefeito e o resultado? Eleito de novo. Cinco eleições vencidas.
Eleições vencidas: 2004 (vice-prefeito), 2008 (vice-prefeito), 2012 (prefeito), 2016 (prefeito) e 2024 (prefeito).
Jeilson Reis (MDB) de Bom Jesus do Tocantins
Mais um craque das urnas. Jeilson passou por todos os cargos possíveis dentro de um município, seguindo a máxima de “foguete não tem ré”. Vereador, vice-prefeito e agora prefeito.
Eleições vencidas: 2012 (vereador), 2016 (vice-prefeito), 2020 (vice-prefeito) e 2024 (prefeito).
Laane Barros (MDB) de Piçarra
Trabalhadora e invicta, Laane Barros não foi escolhida a toa por Wagne Machado. A mulher dorme pouco, trabalha muito e briga como ninguém por Piçarra. Ela jamais perdeu uma eleição e está consolidada entre os grandes nomes da política na região.
Eleições vencidas: 2020 (prefeita) e 2024 (prefeita).
Marcone Lacerda (União Brasil) de Abel Figueiredo
Marcone foi eleito em 2024 por uma Abel Figueiredo que clama por mudanças na gestão. Disputando a primeira eleição da vida, se saiu vitorioso. A expectativa é que faça uma boa gestão.
Eleições vencidas: 2024 (prefeito)
Márcio Folha (PP) de Palestina do Pará
Agora é a vez de Márcio Folha. Prefeito eleito em 2024, Márcio foi eleito vice-prefeito em 2016 e o escolhido para dar continuidade a um projeto exitoso em Palestina.
Eleições vencidas: 2016 (vice-prefeito) e 2024 (prefeito).
Wilton Lima (MDB) de Sapucaia
Wilton Lima subiu todos os degraus da política municipal. Foi eleito em 2008 e 2012 vereador, vice-prefeito em 2016 e prefeito nos dois últimos pleitos. Nunca perdeu uma eleição e é um campeão das urnas.
Eleições vencidas: 2008 (vereador), 2012 (vereador), 2016 (vice-prefeito), 2020 (prefeito) e 2024 (prefeito).
Créditos (Imagem de capa): Josemira Gadelha, Wagno Godoy, André Rezende, Majorri Santiago, Flávio Mezzomo e Jeilson Reis
Comentários: