Durante a sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (17), o vereador Cleido Braz (União) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás para fazer uma contundente defesa do Estado de Israel e tecer duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão das declarações feitas por ele sobre o conflito no Oriente Médio.
Ver essa foto no Instagram
Ao estender a bandeira de Israel em frente à tribuna, o vereador afirmou que o país representa o “relógio de Deus” e relembrou episódios históricos marcantes, como a criação do Estado de Israel em 1948, com participação diplomática do brasileiro Oswaldo Aranha.
Cleido condenou as falas do presidente Lula que compararam as ações de Israel ao regime nazista de Adolf Hitler. “Eu lamento muito o então presidente do Brasil não ter conhecimento dessa história. De forma muito errônea e irresponsável, ele teve coragem de comparar os ataques de Israel, o povo de Israel, a Hitler. Não sabendo ele que, ao fazer essa comparação, está escavando uma ferida que por muito tempo o povo judeu tenta cicatrizar. Foram seis milhões de judeus assassinados nas câmaras de gás, no Holocausto, e um presidente não respeitar a história de um povo com o qual o Brasil tem uma aliança profunda... para ele, que não sabe ler, é difícil entender isso”, declarou o parlamentar.
O vereador também destacou o auxílio prestado por Israel durante o recente desastre climático no Rio Grande do Sul, como exemplo da importância da cooperação entre as nações. “Não foi o islamismo que veio resgatar ninguém ali, foi o povo de Israel”, afirmou.
O discurso ainda incluiu reflexões religiosas, nas quais Cleido apontou que Israel é uma nação protegida por Deus e que os cristãos têm o dever de orar por sua proteção. Finalizando sua fala, o vereador reiterou que as declarações do presidente não representam os cidadãos de Canaã dos Carajás, nem do Pará, nem do Brasil.
Comentários: