Um boto-cor-de-rosa fêmea ficou preso no canal urbano União, no Marco, bairro de Belém, nesta terça-feira (17). O animal foi resgatado em seguida. Moradores ficaram curiosos e se aglomeraram na rua, próximo de onde o mamífero ameaçado de extinção estava. Ele se debatia à procura de uma saída.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou a área. Os agentes também contataram o Instituto Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (BioMA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para o resgate adequado.
Os bombeiros sinalizaram que uma maré alta pode ter ocasionado a presença do animal na área urbana. O canal União integra o complexo formado pelos canais Vileta, União, Leal Martins e Timbó, obras entregues dentro do planejamento para a COP 30 em Belém. A área do União faz parte da bacia do rio Tucunduba.
O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é um golfinho de água doce, nativo dos rios da bacia amazônica. Conhecido pela coloração que varia do cinza ao rosa intenso, ele se destaca pelo focinho longo e estreito e um pescoço flexível.
Comentários: