Um assalto com reféns mobilizou equipes das polícias Militar e Civil na manhã desta terça-feira (8), no Centro de Santarém, no oeste do Pará. Três criminosos armados invadiram uma joalheria localizada na Avenida Rui Barbosa e mantiveram pessoas dentro do estabelecimento sob ameaça.

A ocorrência começou a ser monitorada pelas forças de segurança após comerciantes e pedestres perceberem uma movimentação considerada suspeita no local. O proprietário da joalheria foi acionado e confirmou que a situação estava fora da rotina do estabelecimento.

Equipes do Tático da Polícia Militar, da Polícia Civil e da chefia de operações foram deslocadas imediatamente e fizeram o cerco à área.

Leia Também:

Reféns são liberados durante negociação

Inicialmente, seis pessoas estavam em poder dos assaltantes. Durante as negociações, três reféns foram liberados. As equipes policiais continuaram negociando diretamente com os criminosos para garantir a saída segura das demais vítimas.

Após intensa negociação, todos os reféns foram libertados sem ferimentos.

Por volta das 10h, os três suspeitos decidiram se entregar à polícia. Segundo informações preliminares, o trio seria oriundo de Castanhal, no nordeste do Pará.

Ainda conforme as informações divulgadas no local, os criminosos estavam fortemente armados e teriam exigido a presença da imprensa e coletes à prova de balas como condição para se entregar.

A negociação foi conduzida pela Polícia Militar, sob coordenação do comandante do 3º BPM, coronel Joselde, e do comandante do 35º BPM, Eduardo Carvalho.

Equipes especializadas da Polícia Civil também participaram da ocorrência, incluindo agentes da Delegacia de Roubos, sob liderança do delegado Germano, além da Superintendência Regional.

Com a rendição dos suspeitos, a Polícia Civil deverá dar continuidade às investigações para esclarecer a participação de cada envolvido, identificar a origem das armas e levantar informações sobre um possível planejamento do assalto.

Os três suspeitos foram presos e permanecem à disposição da Justiça.