Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
MENU

Notícias / Sul e sudeste do Pará

Agentes da PRF e Funai sofrem atentado em Apyterewa

Equipe voltava de operação para retirada de invasores da área de preservação quando caiu em uma emboscada. Servidor da Funai foi baleado

Agentes da PRF e Funai sofrem atentado em Apyterewa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Entre 19h e 20h desta segunda-feira (4), uma equipe da força-tarefa designada para a operação de desintrusão da Terra Indígena de Apyterewa, em São Félix do Xingu, sofreu um atentado a bala. Agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Funai estavam em duas viaturas da PRF quando foram surpreendidos pelos disparos.

Um servidor público da Funai foi atingido pelos tiros. Ele foi levado ao hospital para avaliação.

De acordo com relato dos agentes, a equipe precisou se esconder na mata até que o socorro chegasse. Um inquérito já foi aberto para investigar o caso.

Publicidade

Os agentes foram surpreendidos por três emboscadas seguidas, em pontos e momentos diferentes, que deixaram as viaturas com várias marcas de tiros.

Segundo o superintendente Peres, a suspeita é que os ataques criminosos tenham sido promovidos por "grandes exploradores da TI, incluindo garimpeiros, madeireiros e criadores de gado". "No começo da desintrusão na TI, estima-se que havia 60 mil cabeças de gado em pastos ilegais dentro da área de preservação".

Em nota, o Governo Federal disse que o ataque "não foi um caso isolado, já que as equipes de segurança têm enfrentado emboscadas e sabotagens recorrentes por parte dos invasores".

Segundo o governo, em novembro, uma equipe da Funai e Ministério do Trabalho já tinham sido vítimas de disparos, sem feridos.

 

Fonte/Créditos: Com informações do G1

Comentários:

Redação

Publicado por:0

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!