Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

Wilson Leite defende censo do IBGE correto em Canaã dos Carajás

“Um município que tem 50 mil eleitores não vai ter só 75 mil habitantes” destacou o vereador

Wilson Leite defende censo do IBGE correto em Canaã dos Carajás
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta terça (28), o vereador Wilson Leite falou sobre o censo que está sendo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Canaã dos Carajás. O parlamentar afirmou que tem desconfianças sobre os números prévios apresentados pelo instituto em dezembro passado. O Censo 2022 teve início em agosto do ano passado, ainda não foi concluído e parece longe do fim.

“Eu continuo com a mesma dúvida: Um município que tem 50 mil eleitores não vai ter só 75 mil habitantes. Os recenseadores precisam contar, de fato, a população” afirmou.

De acordo com o vereador, Canaã e municípios que possuem maior envergadura financeira acabam não se preocupando tanto com os números do Censo, já que não dependem tanto dos repasses do governo federal. “Nós não podemos pensar somente na receita que o FPM proporciona. Porque o nosso número de alunos vai crescer, o tamanho da população influencia nisso. A quantidade de vacinas que o SUS repassa também é em função do resultado do IBGE e muitos outros critérios que o município precisa se baseiam neste censo: agências como a do IBGE e outros investimentos do governo federal, por exemplo. É importante que o nosso censo seja feito de forma exata.”

No caso de Canaã dos Carajás, cidade que cresce todos os dias, o vereador lembrou que a correta medição é ainda mais importante. “Todo dia chega gente em Canaã. Eu sei que seis meses depois que fizer o censo, se fossem recontar, já vai ter muito mais gente. E isso não vai parar porque são as pessoas procurando um lugar melhor pra viver e buscando a sobrevivência. Portanto, se não houver uma precisão destes números, o município pode ficar prejudicado e sua população sofrer.”

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!