Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Mineração

Vale sinaliza conciliação para retomada do projeto Onça Puma

A mina de níquel havia sido paralisada em fevereiro deste ano

Vale sinaliza conciliação para retomada do projeto Onça Puma
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em audiência feita nesta segunda-feira (27), a mineradora Vale e o Governo do Estado do Pará, chegaram a um comum acordo para buscar soluções diante do impasse do projeto de mineração Onça Puma, localizado em Ourilândia do Norte, no Pará. O projeto foi interrompido por suposto descumprimento das ações de atenuação dos impactos ambientais advindos da mineração.

A mineradora e o estado conseguiram alinhar as pautas mais sensíveis relacionadas ao social e ambiental na região, com a Vale se comprometendo a compreender melhor a situação da população local, afirmando ainda que houve dois acordos para a remoção, reassentamento e indenização das famílias afetadas.

Essa foi apenas a primeira reunião de conciliação, tendo uma nova audiência marcada para o dia 20/6. A reunião desta segunda-feira contou com representantes dos municípios de Ourilândia (PA), São Félix do Xingu (PA) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Sossego

Durante a reunião também foi discutida outra ação movida pela Vale, que diz respeito à Mina Sossego. A ação da mineradora contesta a suspensão pelo TJPA (Tribunal de Justiça do Pará), de uma liminar que permitia o funcionamento da mina de cobre do Sossego, em Canaã dos Carajás. “As partes acordam em iniciar o diálogo sobre o objeto da STP1021, para que haja um tratamento uniforme de ambas as demandas”, é o que diz o termo de audiência, ao se referir ao processo da Mina Sossego.

 

Fonte/Créditos: InfoMoney/STF

Créditos (Imagem de capa): Adriano Machado/ Reuters

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!