O registro de candidatura de Alexandre Siqueira, atual prefeito de Tucuruí, está em xeque. Tudo porque o Ministério Público Eleitoral recomendou o indeferimento da candidatura de Siqueira com base em ações movidas pela Coligação A Mudança é Certa e por Paulo Ronaldo Ramos, candidato a vereador em Tucuruí. O parecer do MPE, junto ao TRE, foi registrado às 18h39 desta quinta-feira (29).
As ações consideram que Alexandre não tem condições de ser candidato, afinal foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) por abuso de poder econômico. A condenação, além de cassar o seu mandato, o tornou inelegível por oito anos.
O prefeito recorreu da decisão e conseguiu liminar junto ao TSE para garantir seu retorno ao cargo. No entanto, o documento não lhe suspende a inelegibilidade aplicada pelo TRE, que continua valendo.
Por conta disso, o Ministério Público Eleitoral entende que os recursos interpostos devem ser providos
e recomenda que a Justiça Eleitoral indefira a candidatura do prefeito.
A candidatura está classificada como “deferida com recurso” – o que significa que foi autorizada pelo juiz de tucuruí, mas que foi interposto recurso pendente de análise pelo Tribunal em Belem. Agora, com a recomendação do MPE, a Justiça Eleitoral deve rever o processo e analisar os novos fatos.
Comentários: