Nesta terça-feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que Alexandre Siqueira e Jairo Holanda devem ser reconduzidos ao cargo de prefeito e vice, respectivamente, em Tucuruí. Os gestores haviam sido cassados por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e estavam afastados de suas funções desde março.
O ministro Benedito Gonçalves do TSE foi o relator da sentença de Alexandre e Jairo e explicou a decisão:
“Nesse contexto, em juízo preliminar, o eventual provimento dos agravos em recursos especiais pode acarretar não só a anulação da condenação dos requerentes, mas o retorno dos feitos ao primeiro grau de jurisdição para julgamento conjunto com as ações que se apontam como conexas”.
“Defiro a tutela provisória de urgência para conferir efeito suspensivo aos quatro agravos em recurso especial e determinar a imediata recondução dos requerentes aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Tucuruí/PA até o julgamento dos respectivos recursos.”
Relembre o caso
O prefeito e o vice de Tucuruí foram cassados por decisão do TRE-PA. A chapa foi acusada de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos. A corte paraense considerou que havia provas suficientes para a condenação e determinou cassação, suspensão de direitos políticos e multa.
Em Tucuruí, Weber Galvão, presidente da Câmara e aliado de primeira hora do prefeito, foi quem assumiu a gestão municipal. Galvão teve o excesso de lealdade a Siqueira questionado pela população e teve problemas de atraso no pagamento de proventos a servidores públicos do município.
É importante destacar que Alexandre e Jairo, apesar da recondução, continuam respondendo ao processo.
Comentários: