Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
MENU

Notícias / Canaã dos Carajás

Servidores municipais de Canaã dos Carajás recebem atendimento especializado em Saúde

Avaliações ocorrem três vezes por semana com turmas entre 80 e 300 participantes

Servidores municipais de Canaã dos Carajás recebem atendimento especializado em Saúde
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Além dos exames clínicos, os trabalhadores participam de avaliação psicológica com encaminhamento para tratamento

O cuidado especializado foi recebido pela professora Raquel Andrade com apreço. “Eu me sinto muito feliz, pois, depois da pandemia, muitas pessoas apresentaram vários problemas relacionados à saúde emocional. A preocupação é muito válida, visto que muitas pessoas não têm consciência do que está passando, às vezes ignoram às vezes se sabotam e não procuram ajuda.”.

A servidora municipal, que é efetiva há 13 anos, participou de uma das turmas avaliadas pela psicóloga Kátia Fernandes. “É uma avaliação que mede os índices de ansiedade e de depressão, desde o processo que está iniciando os sintomas com testes psicológicos, com entrevistas semiestruturadas, escutas e orientações para aquelas pessoas que tem extrema necessidade.”, explicou a especialista em saúde mental.

Publicidade

Além de cumprir com a legislação trabalhista, que exige a realização de exames ocupacionais periodicamente, a Prefeitura de Canaã dos Carajás promove o cuidado com a saúde integral dos servidores, garantindo a devida orientação e o encaminhamento para a rede pública de atendimento.

“A gente está orientando aquelas pessoas que ainda não sabem que na rede [municipal] são ofertados os serviços. Que são o CRAS para as pessoas de baixa renda, os postinhos de saúde para que eles procurem e relatem os seus sintomas, para que os profissionais possam saber o que está acontecendo com eles.”, exemplificou a psicóloga Kátia Fernandes.

De acordo com Jean Carlos da Silva, técnico em Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Administração (Semad), o objetivo é garantir não somente a assistência, mas também a prevenção em saúde de forma integral.

“Visando à questão da saúde do profissional, a gente vê a necessidade dessa avaliação psicológica. E sabemos que não são todos que vão ter algum tipo de dificuldade em relação ao trabalho psicologicamente, mas é um indicativo que a prefeitura vai ter como intervir, caso haja algum resultado alarmante. Então é uma avaliação que a gestão está utilizando para saber como é que está o grau de saúde dos servidores.”, explicou.

Resultados dos exames

A Prefeitura de Canaã dos Carajás incluiu a avaliação psicológica nos exames ocupacionais ainda em 2020, em virtude da pandemia de COVID-19, quando foi disponibilizado o acompanhamento especializado para atenuar os impactos na saúde emocional, principalmente para os trabalhadores da Saúde e da Educação.

Assim, todos os servidores municipais são convocados e as avaliações ocorrem três vezes por semana com turmas entre 80 e 300 participantes, conforme a capacidade do auditório onde os exames são realizados, respectivamente na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e no prédio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb).

Para a psicóloga Cátia Fernandes conduzir o processo deste ano, além de contribuir para a promoção da saúde mental, demonstra o compromisso da gestão municipal em cuidar das pessoas.

“Quando eu fui convidada, eu fiquei extremamente lisonjeada, porque isso é… se eu puder resumir em algo, resumo em carinho e amor. E a gestão do município está extremamente de parabéns com esse trabalho, que é devidamente estruturado, com aplicação de testes validados, possibilitando a formulação de dados que a gestão pode se utilizar disso para implantar políticas públicas de saúde pública para o colaborador. Eu costumo dizer que o remédio da alma é a fala. E quando a pessoa compreende que está entrando nesse processo de isolamento é importante buscar ajuda profissional e a rede municipal aqui é bem completa.”.

Texto: Fabiane Barbosa

Comentários:

Redação

Publicado por:0

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!