Conservadorismo canaense
Waina Andrade, ex-primeira-dama de Canaã dos Carajás, assumiu no fim da última semana a presidência do Partido Liberal (PL), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Dona Waina esteve em Brasília na última semana e assinou o documento que oficializou seu nome na presidência do partido em Canaã. A chegada de Waina no PL acontece com apoio dos deputados Éder Mauro e Caveira.
Conservadorismo canaense II
O PL em Canaã, que possui dois vereadores, Maria Pereira e Chefinho, ficou com a seguinte composição: presidente: Waina; vice-presidente: Karla Izabel de Oliveira Pinto; secretário-geral: Alex Silveira; tesoureiro: Lucimar Rui Espanhol; vogal: Genivaldo José Casadei; vogal: Gilson Júnior.
E por falar no PL...
O senador paraense Zequinha Marinho, candidato derrotado por Helder Barbalho nas últimas eleições, renunciou à presidência estadual do PL no final da última semana. Zequinha explicou que a decisão é uma “demonstração de lealdade aos eleitores da direita no Pará.” Zequinha afirmou que continuará na oposição a Barbalho no Pará e a Lula na esfera federal. No entanto, há rumores de que Zequinha está de malas prontas para o Podemos, partido da base aliada de Helder. As coisas da política...
E por falar no PL II...
Um dos fatores que mais pesaram na decisão tomada por Zequinha foi uma intriga do senador com o deputado Éder Mauro. Segundo informações, Marinho estava incomodado com o crescente controle que Éder tem sobre o partido. O senador teria avaliado que seria difícil impor sua personalidade política ao partido, principalmente nas eleições municipais.
Passarinho candidato a prefeito?
Por falar em conservadorismo, como já se sabe, o deputado federal Joaquim Passarinho (PL) transferiu seu título de eleitor para Redenção. Com o perdão do trocadilho, um passarinho anda cantando por aí que Joaquim será candidato a prefeito nas eleições do ano que vem no município. Vale destacar que Passarinho foi o deputado federal mais votado do município. O deputado teria até o apoio do prefeito Marcelo Borges (PSD) para a disputa. Já pensou?
Pelo fim da contradição
A deputada federal Andreia Siqueira (MDB) defendeu em Brasília a redução de alíquotas na conta de energia para residentes em municípios que possuem hidrelétricas, como Tucuruí onde também é primeira-dama. A proposta é importante, pois o Pará, que abriga duas das maiores hidrelétricas do mundo, Tucuruí e Belo Monte, tem uma das mais caras energias do planeta, uma contradição inexplicável.
Estratégia econômica visando o futuro
Aos poucos, a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), transformar o município em referência de turismo no Pará. A gestora está apostando em grandes eventos para fortalecer e divulgar a cultura local. Após o sucesso do Festival Gastronômico, veio o Festival Internacional de Dança da Amazônia e, em menos de 30 dias, terá início o Festival Canaã Cidade Junina. A ideia é que os grandes eventos culturais passem a fazer parte do calendário do município e cada vez mais pessoas visitem Canaã em busca destes. Assim, o turismo é fortalecido e uma nova vertente econômica é consolidada. Estratégia econômica nota 10 para o futuro.
Silêncio misterioso
Quem anda muito calado ultimamente é o vereador Antônio do Lanche (PSD). O parlamentar entra mudo e sai calado há quatro sessões ordinárias da Câmara Municipal. Se continuar como está, pode bater o recorde estabelecido por Tatiane do Posto há mais de uma década de 11 sessões sem falar palavra alguma. Será que essa é uma estratégia do vereador? Qual o método por trás do silêncio?
Perla Paraguaia
Dia das Mães é todo dia, correto? Sim, correto. Mas não pegou muito bem entre a população de Itupiranga a comemoração das mães feita pela Prefeitura Municipal com uma semana de atraso. A festança teve sorteio de prêmios e até show internacional da cantora Perla, paraguaia que fez muito sucesso no Brasil há mais de 40 anos. E, pelo que dizem as más línguas, não é só a comemoração das mães que virá com atraso...
Benjamin x Educação de Itupiranga
Sim, fonte contaram ao Radar do Poder que servidores da educação municipal já foram avisados de que há chances de atraso nos salários de maio. Dizem que a informação incomodou a Câmara de Itupiranga, que já fala até na abertura de uma CPI pra investigar a situação. Vale destacar que os proventos de abril foram pagos com atraso no começo de maio, o que gerou muita revolta entre os funcionários públicos.
A chapa está esquentando
A política em Itupiranga não decepciona nunca. A de 2024, então, promete ser uma das mais acirradas da história. A disputa deve ficar entre Benjamin Tasca (PSD) e Eider Gomes (MDB). No entanto, como já foi falado aqui no Radar do Poder outras vezes, o jovem Wagno Godoy (PSD) pode ser a surpresa da disputa majoritária. Apesar de estar no partido de Benjamin, Godoy pode, de repente, querer respirar novos ares e entrar na briga entre os dois gigantes. A chapa está esquentando.
“Vereador cara de pau, mentiroso, sem vergonha na cara”
O prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins (MDB), utilizou as redes sociais para fazer um desabafo e atacar um adversário político do Partido dos Trabalhadores. Sem citar o nome do parlamentar, Jair exibiu uma planilha mostrando reais valores gastos em três obras feitas em Conceição. O prefeito chamou o rival de “vereador cara de pau, mentiroso, sem vergonha na cara” e afirmou que o mesmo partido do vereador, quando esteve no poder, “sumiu” com meio milhão de reais. O Radar do Poder apurou quem é o vereador: trata-se de Sharles Peixoto, que faz oposição ferrenha a Jair.
Justiça anula
O Tribunal de Justiça do Pará determinou o afastamento de Daniela Barbalho, nomeada conselheira do Tribunal de Contas do Pará em março deste ano. Daniela é esposa do governador Helder Barbalho. A decisão da justiça partiu de uma ação movida por Jordy Figueiredo (Cidadania), que argumentou que a nomeação violava princípios administrativos e configurava nepotismo. A advogada ainda pode recorrer da decisão.
Comentários: